FEITA HISTÓRIA. Ostapenko completa conto de fadas e conquista ROLAND GARROS
Jelena Ostapenko, de 20 anos, fez história este sábado ao conquistar em Roland Garros não só o primeiro título do Grand Slam da sua carreira, como o primeiro troféu (em absoluto) da sua carreira profissional. A jovem letã, que entrou em Paris fora do lote de cabeças-de-série, derrotou na final a favorita romena Simona Halep, número quatro do ranking WTA, por 4-6, 6-4 e 6-3, numa final emocionante e que chegou a parecer controlada por Halep.
Num encontro de duas metades totalmente diferentes, Halep controlou a primeira fase, mostrando-se mais sólida e conseguindo forçar a jovem letã a disparar mais de 30 erros não forçados em menos de um set e meio. A romena de 25 anos abriu uma vantagem de 6-4 e 3-0, chegou a ter ponto de break para 4-0, mas contraiu-se um pouco e viu, a partir desse momento, Halep crescer no encontro e começar a controlar todas as trocas de bola.
Halep entrou melhor no terceiro set, abriu uma vantagem de 3-1, mas voltou a deixar que a superior agressividade e potência de pancadas da letã fizesse a diferença. Confiante e sem medo de atacar cada bola, Ostapenko ganhou os cinco jogos seguintes, com três quebras de serviço pelo meio, para vencer o encontro, ao cabo de 2h02.
Ostapenko salta para o 12.º posto do ranking mundial, saltando 35 lugares no ranking. Halep falha a subida à liderança do ranking mundial e regressa ao segundo posto, o seu melhor de sempre.
What a way to win it!
Take a bow, Jelena Ostapenko #RG17pic.twitter.com/1HzT15wKlF
— Eurosport UK (@Eurosport_UK) 10 de junho de 2017