ETERNAS. Serena & Venus Williams reencontram-se na final do Australian Open… 14 anos depois
Somos suspeitos, porque o ténis é a nossa paixão, mas parece-nos mais do que claro que as irmãs Williams têm um lugar bem guardado na história das figuras mais importantes do desporto mundial. Contra todas as expetativas e com a ajuda do quadro, que as colocou em metades opostas, Venus, de 36 anos, e Serena, de 35, vão discutir este sábado em Melbourne a final do Australian Open 2017: vai ser a nona final entre irmãs da história dos torneios do Grand Slam, segunda em Melbourne após… 14 anos.
As duas meias-finais tiveram histórias bem diferentes. Na primeira, Venus Williams teve de trabalhar durante mais de duas horas para derrotar a sua mais jovem compatriota CoCo Vandeweghe, estreante em meias-finais de Grand Slam, por 6-7(3), 6-2 e 6-3, num encontro e grande qualidade em que as duas jogadoras fizeram valer o seu habitual ténis agressivo de fundo do court.
Depois… veio o furacão Serena. A número dois mundial, que voltará à liderança do ranking em caso de título no sábado, colocou com estrondo um ponto final no torneio de sonho da croata Mirjana Lucic Baroni, vencendo o duelo das meias-finais em apenas 50 minutos, por 6-2 e 6-1, servindo de forma perfeita e sem enfrentar qualquer ponto de break.
As duas irmãs Williams vão defrontar-se pela 28.ª vez, com a mais nova a comandar o confronto direto por 16-11. Serena venceu ainda seis das oito finais anteriores entre ambas em torneios do Grand Slam e ganhou sete dos últimos oito encontros que disputaram. A exceção foi as meias-finais de Montreál, em 2014, ganhas pela mana mais velha.