This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ET Maia, AHEAD CT e Lousada TA conquistam Campeonato Português de Equipes
A Escola de Ténis da Maia e o AHEAD Clube Ténis foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão, ao passo que no Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas o Lousada Ténis Atlântico conquistou a primeira prova da história. A maior competição coletiva de ténis em Portugal decorreu na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor de 7 a 10 de dezembro.
A 68.ª edição da prova masculina foi vencida pelo terceiro ano consecutivo pela Escola de Ténis da Maia. Numa reedição da final da época transata, a turma comandada por João Maio bateu o Centro de Ténis de Faro por 3-2.
Francisco Rocha (929.º ATP) deu o primeiro ponto da final ao conjunto maiato depois de superar Tomás Luís por esclarecedores 6-2 e 6-0, assumindo-se uma vez mais como um elemento-chave da equipa.
Guilherme Valdoleiros cedeu para João Graça com os parciais de 7-6(4) e 6-0 e tudo ficou igualado, só que Nuno Borges, a grande estrela da competição (66.º ATP e vencedor do Maia Open, terceiro título Challenger de 2023, no passado domingo), passou pelo capitão algarvio, José Ricardo Nunes, por 6-2 e 6-3.
O número um nacional alinhou, pouco tempo depois, ao lado do amigo Francisco Rocha para selar a discussão do troféu. Os mais cotados da prova (os únicos com ranking ATP) ultrapassaram João Graça e José Ricardo Nunes por 6-1 e 6-2 e o tricampeonato foi consumado (Salvador Monteiro e João Teixeira abdicaram do outro duelo de pares quando até estavam em vantagem perante Tomás Luís e João Maria Soares).
E se a Escola de Ténis da Maia voltou a celebrar, o AHEAD Clube Ténis, na 32.ª disputa do quadro feminino, fê-lo pela primeira vez. A equipa orientada por Dário Matias contou com Angelina Voloshchuk (769.ª WTA) durante todo o torneio e na final bateu o Clube Escola de Ténis de Oeiras por 2-1 para se estrear a erguer o Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão.
A número três nacional (apesar de ter ainda 16 anos) adiantou a conclusão ao impor-se perante Miroslava Medvedeva com os parciais de 6-1 e 6-3 e, em conjunto com Frederica Nunes, garantiu o triunfo no par decisivo ao superar Maria Constança Magalhães e Medvedeva por 6-2 e 6-3, isto depois de Sofia Skrypnichenko ter cedido por 6-0 e 6-0 face a Isabel Gonçalves.
A final do Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas também foi resolvida no par. Carlos Leitão justificou o estatuto de oito vezes campeão nacional individual e deu vantagem ao Clube de Ténis de Pombal (6-1 e 6-2 contra José Sousa), mas Álvaro Saavedra (6-0 e 6-2 perante Pedro Silva) empatou a contenda. O Lousada Ténis Atlântico venceu o tira-teimas – no qual atuaram os mesmos protagonistas dos duelos de singulares – por 6-2 e 6-1.
- Categorias:
- Não categorizado
- Portugal