Estudo revela que se o ténis abolisse o segundo serviço... Federer dominaria (ainda) mais

Estudo revela que se o ténis abolisse o segundo serviço… Federer dominaria (ainda) mais

Por José Morgado - outubro 4, 2018

O programa ATP  World Tour Uncovered apresentou esta semana um estudo muito interessante sobre a importância do primeiro serviço no ténis, quer na perspetiva do servidor, quer para o jogador que está do outro lado do court a responder. A análise estatística feita pelo ‘Infosis’ do ATP revela que há apenas um jogador no top 10 das listas de tenistas com melhor percentagem de pontos ganhos no primeiro serviço… e na resposta ao primeiro serviço: Roger Federer.

O atual número dois mundial, vencedor de 20 títulos do Grand Slam, ganhou 81 por cento dos pontos com o seu primeiro serviço e 32,5 por cento dos pontos na resposta ao primeiro serviço nas últimas 52 semanas, o que perfaz um total de 113,5, superior aos 108,6 de Novak Djokovic. O sérvio responde melhor (35,2%)… mas serve pior (73,4%).  Este ranking de melhores jogadores de 1.º serviço coloca ainda Marin Cilic, Dominic Thiem e… Benoit Paire no top5!

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=t4gWltnmVNo

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com