Especialista sai em defesa de Halep: “Estamos condenando uma mulher inocente”
A suspensão de Simona Halep continua a gerar discussões. Muitos têm saído em defesa da romena para garantir que a ex-número 1 do mundo não fez nada de errado após testar positivo para Roxadustat em um controle antidoping. Agora, foi a vez de um especialista na área, que teve acesso às análises de Halep, dar sua opinião.
“Parece que estamos sonhando. Estamos condenando uma mulher inocente, cometendo um grave erro. Considerando a concentração que ela tem na pele, não é possível que estivesse tomando Roxadustat de forma eficaz. Simona veio ao laboratório, e eu retirei uma amostra de cabelo. Ela tinha níveis muito baixos, menos de 0,5 picogramas por miligrama. Realizei análises no único paciente que faz tratamento com Roxadustat na França. Também retirei uma amostra de cabelo dele, e ele tinha uma concentração de 50 picogramas por miligrama”,revelou Jean-Claude Alvarez, diretor de um laboratório e perito judicial do Tribunal Supremo da França.
Alvarez assegura que o caso não tem fundamento. “O nível de Roxadustat na urina de Simona Halep é de 0,2 nanogramas por milímetro. Isso não significa absolutamente nada. Pode-se ter esses níveis simplesmente ao tomar suplementos alimentares. Tudo isso é um absurdo”, concluiu.