This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Taça Davis poderá adotar formato de final four em território imparcial
“Consenso” não é propriamente a palavra de ordem no seio dos jogadores quando o assunto é a Taça Davis. Uns não perdem uma oportunidade de representar o país, enquanto outros preferem marcar presença apenas nas fases finais. Uns dizem que o atual formato é perfeito, enquanto outros estão dispostos a mudanças radicais para atrair mais jogadores e também melhorar o espírito dos fãs. David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Ténis, parece também ser apologista dessas mudanças.
Eleito em setembro do ano passado, David Haggerty esteve já a delinear um plano que visa fazer alterações na forma como o Grupo Mundial da Taça Davis é disputado. “O que seria muito interessante para mim era o conceito de uma final four. Seríamos capazes de planear com antecedência onde seria e poderíamos ter as meias-finais nos primeiros três dias, um dia de descanso e depois mais três dias para a final”, comentou o presidente à ITFWorld Magazine.
Os jogadores representantes das quatro equipas das meias-finais viajariam para um país, previamente escolhido – dependendo da antecedência da escolha, poderá até coincidir com o país de um semifinalista -, e ficariam uma semana inteira a lutar pelo troféu da maior prova mundial por equipas.
Mas as mudanças não se ficam por aqui. Para Haggerty, a equipa que vencer a Taça Davis deverá ter acesso direto aos quartos-de-final do Grupo Mundial no ano seguinte, ou seja, saltar a primeira ronda, evitando disputar os playoffs de despromoção, e começar a competir apenas em setembro.
“Os jogadores com quem eu tenho falado têm dado opiniões positivas em relação à ideia e acho que poderia fazer com que eles jogassem um pouco mais do que jogam agora na competição. A Taça Davis é uma grande propriedade, mas quero limá-la um pouco. Temos de nos assegurar que causa emoção aos fãs e aos espetadores””, acrescentou.
A final four será disputada durante o mês de novembro. Para já, o presidente da ITF vai reunir-se com os 16 capitães do Grupo Mundial para discutir estas ideias, a partir da próxima semana, em Melbourne. Poderão estar para vir alterações drásticas à Taça Davis já em 2018.
- Categorias:
- Não categorizado