Djokovic enfrenta segundo adversário com o pior ranking de sua carreira nas oitavas de um Grand Slam
Muito se tem falado sobre o fato de a metade do quadro de Novak Djokovic ter perdido muitas das principais figuras. Pois bem, isso faz com que o sérvio se prepare para algo raro em sua carreira, tendo em conta que apenas por uma vez enfrentou um tenista com pior ranking nas oitavas de final de um torneio do Grand Slam.
Borna Gojo, croata que ocupa a 105ª posição no ranking ATP, chega à quarta rodada em Nova Iorque de forma muito meritória, sem ceder qualquer set contra Hugo Dellien, Mackenzie McDonald e Jiri Vesely, isto depois de deixar apenas um set pelo caminho no qualifying. No entanto, com pior classificação do que Gojo frente a Djokovic nesta fase de um Major, só mesmo Lleyton Hewitt, quando o australiano era o número 181 do mundo no Australian Open de 2012.
Mais recentemente, Djokovic viveu algo semelhante quando enfrentou o neerlandês Tim van Rijthoven (então 104º) nas oitavas de final de Wimbledon’2022. Curiosamente, tanto com Hewitt como frente a Van Rijthoven, Nole perdeu um set.