Djokovic caiu para quarto do ranking mas estará à frente de Nadal na lista de cabeças-de-série… em Wimbledon
Todos os anos, o sistema peculiar que o torneio de Wimbledon utiliza para encontrar o lote de cabeças-de-série costuma trazer alterações substanciais na ordem dos pré-designados e este ano… não será exceção. Rafael Nadal, número dois do ranking ATP, não será um dos dois primeiros cabeças-de-série no All England Club.
Tudo isto deve-se ao facto de Rafael Nadal ter ganho muito poucos pontos em relva ao longo dos últimos dois anos, o que o empurra para baixo na lista de cabeças-de-série em Wimbledon. No sentido inverso, Novak Djokovic e Roger Federer saem beneficiados. O sérvio é nesta altura provisoriamente segundo, ao passo que o suíço é quarto, ultrapassando Wawrinka, que de terceiro no ranking cai para quinto nas contas dos cabeças-de-série de Wimbledon.
Federer poderá ainda subir a segundo cabeça-de-série, passando Nadal e Djokovic, caso ganhe os dois títulos que vai disputar nas próximas duas semanas, em Estugarda e Halle. Isto a confirmar-se que Djokovic não compete antes de Wimbledon.
Cabeças-de-série de Wimbledon neste momento:
- Andy Murray
- Novak Djokovic
- Rafael Nadal
- Roger Federer
- Stan Wawrinka
Como funciona a fórmula de Wimbledon?
- Contam todos os pontos do ranking atual de cada jogador
+
- Todos os pontos alcançados em relva nos 12 meses antes de Wimbledon 2017
+
- 75 por cento dos pontos do melhor torneio de relva de cada jogador nos 12 meses antes desse