Dia decisivo em Wimbledon: organização decide hoje se cancela e as opiniões dividem-se

Dia decisivo em Wimbledon: organização decide hoje se cancela e as opiniões dividem-se

Por José Morgado - abril 1, 2020
wimbledon
The view from the crane showing No.1 Court, The Hill and Centre Court in the early morning light. The Championships 2019. Held at The All England Lawn Tennis Club, Wimbledon. Day 4 Thursday 04/07/2019. AELTC/Bob Martin

Os portões do All England Club vão abrir esta quarta-feira para que seja tomada uma das decisões mais importantes dos quase 150 anos de história de Wimbledon, o mais importante, antigo e prestigiado torneio do Mundo. A edição de 2020 está nas mãos do ‘board’ diretivo da competição, que reúne esta tarde com os principais parceiros, ATP, WTA e também com a ITF.

A cerca de três meses do arranque do quadro principal (29 de junho) parece pouco provável que o coronavírus deixe a competição disputar-se. O cancelamento é nesta altura o cenário mais provável em cima da mesa… mas não o único. Da reunião pode sair a decisão de esperar mais algumas semanas até tomar uma decisão final ou até pode decidir-se uma nova data para a prova mais para a frente na temporada (mas nunca depois de meados de agosto por causa do número de horas de exposição ao sol que a relva tem de receber) para ganhar mais algum tempo. Fora de questão está jogar à porta fechada: não vai acontecer.

 

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/christophclarey/status/1245016948976627712

 

As opiniões… dividem. O vice-presidente da Federação Alemã já avançou que a prova vai ser cancelada e Amélie Mauresmo, vencedora em 2006 e treinadora de Lucas Pouille, tem a opinião de que não vai voltar a haver ténis este ano. “Sem vacina para esta doença, temos de riscar esta época. Não creio que seja possível jogadores, treinadores, staff andaram a viajar de um lado para o outro num circuito tão global como este”.

Boris Becker, o campeão mais jovem de sempre, discorda. Eu realmente desejo que Wimbledon espere até o final de abril pela decisão! O torneio é a primeira semana de julho … paciência é uma virtude”, disparou o alemão, que criticou ainda a atitude de Mauresmo. “Temos de parar de pintar o cenário de preto. É claro que ainda se vai jogar ténis este ano!”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt