De quebrar um jejum desde Serena a imitar lendas: estatísticas brutais do título de Swiatek no US Open

De quebrar um jejum desde Serena a imitar lendas: estatísticas brutais do título de Swiatek no US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 10, 2022

Iga Swiatek conquistou o US Open, ao bater Ons Jabeur com mais uma exibição autoritária numa final. A número um do Mundo de forma incontestável alcançou uma série de registos importantes, com destaque para o facto de se ter tornado na primeira jogadora desde Serena Williams a arrebatar sete títulos numa época… e ainda há muito por jogar. A norte-americana alcançou essa marca em 2014.

Entre os outros registos, Swiatek é a décima mulher a vencer o US Open e Roland Garros na mesma temporada, ao passo que é a primeira desde Angelique Kerber, em 2016, a conquistar dois Majors numa só época. Por outro lado, Iga é somente a sétima tenista da história a conquistar as suas três primeiras finais de torneios do Grand Slam, juntando-se a Virginia Wade, Monica Seles, Lindsay Davenport, Jennifer Capriati, Naomi Osaka Ashleigh Barty.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt