This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Daniel Marincas conquista primeiro ponto na ATP em Vale do Lobo
O quadro principal do Vale do Lobo Open III, ITF M25 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy de 17 a 24 de novembro, iniciou-se esta terça-feira e os portugueses Daniel Marincas e Daniel Batista garantiram o acesso à segunda eliminatória.
Aos 19 anos e à sexta participação num quadro principal de uma prova internacional (terceira em 2024), Daniel Marincas garantiu a estreia no ranking ATP no próximo dia 2 de dezembro ao superar o britânico Rusell Henderson (que também vive no Algarve) com os parciais de 6-4 e 6-4, invertendo uma desvantagem inicial de 4-0 para triunfar em 1h43.
Convidado da organização para o torneio, o algarvio nunca mais se vai esquecer do dia 19 de novembro de 2024. “Competi o ano todo para tentar este objetivo e consegui. Foi um grande esforço, estou muito feliz”, mencionou no rescaldo ao primeiro selo que qualquer tenista profissional quer carimbar.
Segue-se, na segunda eliminatória, o espanhol John Echeverria (722.º da tabela masculina), que surpreendeu o alemão Marko Topo (392.º e terceiro cabeça de série) por 5-7, 6-3 e 6-3 numa batalha de 3h13.
Antes de Marincas, outro Daniel avançou para a ronda seguinte, num dia com metade dos 10 tenistas lusos em ação. Daniel Batista (2046.º do ranking ATP), outro dos wild cards da prova e vice-campeão nacional absoluto há 10 dias, derrotou o mais jovem compatriota Miguel Pereira Lopes (21 anos, 25 para Batista), repescado depois de ter perdido na última ronda do qualifying, com os parciais de 6-2 e 6-1 para garantir uma vaga na segunda eliminatória do Vale do Lobo Open III, o derradeiro ITF masculino em solo nacional na presente temporada.
Numa boa fase recentemente, Daniel Batista impôs-se num raro embate luso entre tenistas com esquerdas batidas a uma mão ao cabo de 73 minutos e somou a segunda vitória da época em quadros principais de provas ITF.
“Não comecei muito bem, mas fiz rapidamente o contra-break e a partir daí tomei conta do encontro. Aqui e ali podia ter sido mais agressivo, mas no geral fiz um encontro bastante sólido”, sublinhou Batista na análise à reedição da primeira ronda da fase de qualificação do Campeonato Nacional, o que pode ser um bom pronúncio para o que aí vem.
Só que o que aí vem é o primeiro cabeça de série do torneio, o belga Gauthier Onclin (264.º). Finalista este ano na Beloura e quartofinalista neste local no passado domingo, o jogador orientado pelo antigo top 40 ATP Steve Darcis ultrapassou o francês Adan Freire da Silva (1361.º) por 6-2 e 6-2.
Em sentido contrário a Daniel Marincas e Daniel Batista, Diogo Marques (902.º) não resistiu ao suíço Andrin Casanova (1262.º), cedendo em 2h07por 6-4, 4-6 e 6-1, e Dino Molokova Ferreira, lucky loser, não agarrou a segunda vida após a derrota na véspera na fase de qualificação e viu o espanhol Andres Fernandez Canovas (1411.º) vencer facilmente por 6-0 e 6-1, ainda que o jovem de Viseu de 18 anos tenha disposto de 10 pontos de break no segundo parcial para compor um pouco mais o marcador.
No quadro de pares, somente Tiago Pereira foi feliz dos sete jogadores lusos que foram a jogo esta terça-feira. O algarvio de 20 anos, 208.º do ranking ATP de pares e número dois nacional na variante, bateu, ao lado do romeno Stefan Palosi, os compatriotas Bernardo Henriques e Dino Molokova por 6-3 e 6-0. As parcerias José Freitas com Francisco Guimarãese Rodrigo Cruz com José Luís Silva também cederam na estreia.
A conclusão da primeira ronda está marcada para esta quarta-feira e os restantes cinco portugueses vão a jogo. João Dinis Silva, Pedro Araújo (finalista na primeira semana da quinzena) e GuilhermeValdoleiros atuam às 10h30, Tiago Pereira e o campeão do segundo Vale do Lobo Open, Frederico Silva, logo depois.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal