Coronavírus: Camâra de Portimão cancela o ITF local e a FPT evita alarmismos

Coronavírus: Camâra de Portimão cancela o ITF local e a FPT evita alarmismos

Por José Morgado - março 10, 2020
portimao

Está confirmada a primeira alteração no calendário de ténis em Portugal por causa do Coronavírus: o ITF M15 de Portimão, que tinha início marcado para o próximo fim-de-semana, foi cancelado pela Câmara Municipal da localidade, que emitiu uma diretiva que impede a realização do evento. A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a Federação Internacional de Ténis (ITF) estão à procura de uma solução para a prova, que em princípio será realizada em Vale de Lobo, concelho de Loulé, onde também esta semana se vai jogando um ITF sem restrições.

 A informação foi confirmada ao nosso site pela Federação Portuguesa de Ténis, que afastou ainda qualquer tipo de alarmismo em relação às dezenas de eventos da FPT, de todas as categorias, agendados para os próximos dias. A Federação mantém-se atenta às diretrizes da Direção Nacional de Saúde e também das instituições internacionais (ITF e Tennis Europe), que deixaram o ónus da organização às federações e associações locais.

A FPT alertou as associações e clubes para as medidas a tomar, deixando no entanto ao critério das entidades que organizam os torneios a possibilidade de eles se realizarem… ou não. Cada caso é para monitorizar de maneira individualizada e dia a dia.

Esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender todas as competições de escalões de formação de futebol e futsal, ao passo que a Liga de Clubes de futebol decretou jogos à porta fechada para a próxima jornada na 1.ª e 2.ª Ligas. A fase final da Taça de Portugal de futsal em Matosinhos também será jogada sem espectadores…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com