CONFIRMADO: Pedro Sousa vai entrar no top 100 ATP

CONFIRMADO: Pedro Sousa vai entrar no top 100 ATP

Por José Morgado - fevereiro 8, 2019
pedro-sousa

Terminou a espera: Pedro Sousa, de 30 anos, vai entrar esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro de 2019, no top 100 mundial pela primeira vez na sua carreira, tornando-se no sexto jogador português da história a integrar essa relevante elite do circuito ATP. Sousa junta-se a (por ordem cronológica) Nuno Marques, Frederico Gil, Rui Machado, João Sousa e Gastão Elias no lote de tenistas que lograram tal feito.

Apesar de não competir esta semana em Córdoba (nem na próxima em Buenos Aires) devido a uma inflamação no cotovelo direito, o jogador do CIF beneficiou da perda de pontos de vários tenistas que estavam atrás de si para subir na classificação. Nesta altura, depois da eliminação de Marcos Baghdatis nos quartos-de-final em Montpellier, Sousa ocupa o 99.º posto do ranking provisório e já só poderá ser ultrapassado por mais um tenista (Juan Ignacio Londero, caso vença mais um encontro em Córdoba) pelo que o seu lugar no top 100… está assegurado!

Pedro Sousa está a tentar recuperar a tempo de competir na fase de qualificação do ATP 500 do Rio de Janeiro, dentro de oito dias, e seria nessa ocasião que jogaria enquanto top 100 mundial pela primeira vez. A entrada do lisboeta nessa elite vai ser oficializada esta segunda-feira pelo ATP Tour.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com