Confira todas as tenistas brasileiras que já furaram o top 100 da WTA

Confira todas as tenistas brasileiras que já furaram o top 100 da WTA

Por Marcela Linhares - março 8, 2023
Beatriz Haddad Maia
Divulgação

Desde a Olimpíada de Tóquio, quando Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram medalha inédita para o Brasil, o tênis feminino do país tem crescido cada vez mais e voltado a contar com presença entre as melhores ranqueadas.

Ainda em 2021, Luisa Stefani teve excelente temporada como duplista alcançando a semifinal do US Open, partida em que sofreu grave lesão, e chegou a entrar no top 10.

Já em 2022, é impossível falar do tênis brasileiro sem mencionar Beatriz Haddad Maia. Com grande evolução, ela conquistou títulos, bateu marcas, alcançou a decisão de grandes torneios e ainda foi uma das poucas tenistas a vencer Iga Swiatek na temporada. Assim, Bia marcou seu lugar no top 15 – não só em simples, mas também nas duplas.

Antes de Bia e Laura terem seus espaços no top 100, outras duas tenistas haviam sido as últimas duas brasileiras a ter espaço na lista: Andrea Vieira chegou a ser 76º em 1989 enquanto Teliana Pereira em 2015 teve 43º lugar como o melhor ranking da carreira. Hoje, as duas são comentaristas na ESPN.

Destaque para Maria Esther

Claro que não poderia faltar menção honrosa a uma das tenistas mais importantes do país, considerando o circuito masculino também – Maria Esther Bueno. A brasileira foi a única do Brasil a ter a conquista de Wimbledon no currículo e encerrou a carreira com 19 títulos de Grand Slam – sete em simples, 11 em duplas e um de duplas mistas.

Por ter sido campeã do Major de grama por quatro vezes, Maria Esther foi considerada como a melhor do ranking por algumas temporadas. A questão é que isso nunca foi oficial já que a criação da WTA foi criada apenas em 1973 – época em que sua carreira já estava mais próxima de ser encerrada e podia ser vista como 29ª colocada.

Confira abaixo as tenistas brasileiras que fizeram parte do top 100 da WTA

Simples

12 – Beatriz Haddad Maia

29 – Maria Esther Bueno

32 – Niege Dias

43 – Teliana Pereira

48 – Patrícia Medrado

72 – Cláudia Monteiro

76 – Andréa Vieira

99 – Gisele Miró

100 – Laura Pigossi

Duplas

9 – Luisa Stefani

14 – Beatriz Haddad Maia

92 – Niege Dias

93 – Vanessa Menga

95 – Paula Gonçalves

96 – Cláudia Monteiro

96 – Ingrid Martins

Nessa quarta-feira, inicia o WTA 1000 de Indian Wells. Bia Haddad Maia estará presente nas chaves de simples e duplas, enquanto Luisa Stefani também estará presente no torneio.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.