Como era o top 10 quando Federer disputou o seu primeiro encontro no circuito ATP

Como era o top 10 quando Federer disputou o seu primeiro encontro no circuito ATP

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 19, 2022

Estávamos em julho de 1998 quando um rapaz de 16 anos se estreou num torneio ATP. Em Gstaad, Roger Federer vivia a sua primeira experiência ao mais alto nível, defrontando o argentino Lucas Arnold Ker, que na altura ocupava o 88.º posto do ranking mundial. O argentino fez uso da sua experiência e superiorizou-se com os parciais 6-4 e 6-4. Estava longe de imaginar que tinha acabado de derrotar o futuro dono de 20 títulos do Grand Slam!

Pois bem, com Federer a anunciar o final da sua carreira na Laver Cup, olhamos para trás para perceber como estava o ténis nessa altura. Mais precisamente, como é que o top 10 se encontrava povoado na altura em que o suíço se estreou ao mais alto nível.

TOP 10 NA ESTREIA DE FEDERER NO CIRCUITO ATP

1 – Pete Sampras – 26 anos
2 – Marcelo Rios – 22 anos
3 – Petr Korda – 30 anos
4 – Carlos Moya – 21 anos
5 – Patrick Rafter – 25 anos
6 – Greg Rusedski – 24 anos
7 – Yegveny Kafelnikov – 24 anos
8 – Jonas Bjorkman – 26 anos
9 – Alex Corretja – 24 anos
10 – Richard Krajicek – 26 anos

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt