Com Indian Wells cancelado, jogadores perdem pontos na mesma: Thiem prejudicado e Djokovic mais líder

Com Indian Wells cancelado, jogadores perdem pontos na mesma: Thiem prejudicado e Djokovic mais líder

Por José Morgado - março 9, 2020
thiem

É uma das questões mais vezes colocadas pelos nossos leitores — e não só — durante as últimas horas. Afinal de contas, o que acontece com os pontos do torneio de Indian Wells, que os jogadores não poderão defender? A resposta é simples: todos os jogadores vão perder os pontos conquistados em Indian Wells 2019 na próxima atualização dos rankings ATP e WTA, a 23 de março, independentemente de o torneio não ter sido de facto disputado em 2020 por causa do Coronavírus.

Os rankings funcionam num sistema de 52 semanas, pelo que os pontos são descontados independentemente se quando (ou se) determinado torneio é disputado ou não. Dessa forma, todos vão perder os pontos respetivos a essa semana e ninguém pode somar novos pontos, a menos que joguem os torneios Challenger ou ITF que se mantêm no calendário nas próximas duas semanas.

Dominic Thiem, campeão em título, Rafael Nadal e Milos Raonic, semifinalistas de 2019, são os maiores prejudicados. Roger Federer já iria sempre perder os pontos de finalista pois está lesionado, o mesmo acontecendo com Bianca Andreescu e Angelique Kerber, finalistas do ano passado, que já tinham anunciado que não iam jogar a prova.

Com esta situação, Novak Djokovic aumenta a sua vantagem no topo do ranking e garante que vai continuar por lá mais umas semanas, até pelo menos às 284, ficando assim a apenas duas de Pete Sampras. O recorde de Roger Federer (310) está cada vez mais perto.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1236837316704034821

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com