Cirstea despacha Sabalenka e volta à semi de um WTA 1000 quase 10 anos depois

Cirstea despacha Sabalenka e volta à semi de um WTA 1000 quase 10 anos depois

Por José Morgado - março 29, 2023
sorana

Sorana Cirstea, romena de 32 anos cujo talento que sempre lhe foi reconhecido não foi durante a última década condizente com a carreira que foi construída, está finalmente, nesta fase já adiantada da sua carreira, está jogando o melhor tênis da sua carreira. Nessa quarta-feira, se classificou para a semifinal do WTA 1000 de Miami, na Florida, retornando ao top 4 de um torneio dessa categoria pela primeira vez desde que foi finalista do WTA 1000 de Toronto (frente a Serena Williams) há… quase 10 anos: agosto de 2013!

Nas quartas de final, a sorridente romena, que ocupa o modesto 74º posto WTA ,mas que já tinha jogado bem em Indian Wells (quartas de final), derrotou a belorussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, por 6-4 e 6-4, em um jogo que resolveu em 1h28 e no qual foi mais sólida e forte nos momentos importantes do que a campeã do Australian Open, que perdeu somente pela terceira vez em 23 partidas nessa temporada.

Cirstea, cujo seu melhor resultado em torneios de Grand Slam foram quartas de final de Roland Garros há 14 (!) anos, espera agora pela vencedora do duelo entre a tcheca Petra Kvitova (12ª) e a russa Ekaterina Alexandrova (18ª).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt