Thiago Wild conquista vitória histórica e elimina Medvedev na estreia de Roland Garros

Thiago Wild conquista vitória histórica e elimina Medvedev na estreia de Roland Garros

Por Bruno da Silva - maio 30, 2023
thiago wild medvedev
Divulgação/ATP

Dia histórico para o tênis brasileiro. Nesta terça-feira (30), Thiago Wild (172º do mundo) derrotou o número 2 Daniil Medvedev na primeira rodada de Roland Garros 2023 em sua primeira partida de cinco sets na carreira. O paranaense, que veio do qualifying, anotou 7-6(5), 6-7(6), 2-6, 6-3 e 6-4, em 4h15. Esta foi a primeira vitória do brasileiro em Majors e o primeiro triunfo de um tenista do país sobre um top 2 desde 2004, quando Guga derrotou Federer em Paris.

Medvedev abriu 2-0 logo de cara no primeiro set, mas Thiago reagiu logo e pareceu mais adaptado às condições. Mais agressivo na partida, o brasileiro disparou 38 winners nas duas primeiras parciais, contra 17 do russo.

Wild teve chances de fechar a parcial antes do tie-break, mas não se abalou e fechou o primeiro set no game desempate por 7-6(5), em 1h05.

A segunda parcial foi mais dominada pelos sacadores, com apenas três break points oportunizados e nenhuma quebra. Wild esteve muito perto de abrir 2 sets a 0 após ter 6-4 de vantagem no tie-break e contava com um rival cada vez mais frustrado em quadra, mas cometeu erros cruciais e perdeu quatro pontos seguidos, vendo Medvedev igualar a partida com um 7-6(6).

Mais confiante após vencer a segunda parcial, Medvedev dominou o terceiro set, contando também com muitos erros de Wild – foram 16 não-forçados para o brasileiro, contra 6 do russo, que ainda teve mais winners (8 a 7).

Para o quarto set, Thiago Wild voltou ao seu ritmo. Ele abriu 2-0, cedeu a quebra de volta no quinto game, mas voltou a abrir vantagem logo na sequência. O brasileiro diminuiu a contagem de erros não-forçados (foram dez no total na parcial) e também contou com uma queda do nível de Medvedev para empatar o jogo, anotando 6-3, em 38 minutos.

O quinto set foi o de mais instabilidade. Thiago Wild abriu 2-0 e, a partir do quarto game, foram quatro quebras seguidas até o brasileiro confirmar para fazer 5-3. Servindo para o jogo no décimo game, o brasileiro manteve a compostura e assegurou a enorme vitória.

Sequência do torneio

Na segunda rodada, Thiago Wild encara o vencedor do duelo entre Quentin Halys (88º da ATP) e Guido Pella, ex-top 20 e atual 423 do mundo.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.