This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Thiago Wild conquista vitória histórica e elimina Medvedev na estreia de Roland Garros
Dia histórico para o tênis brasileiro. Nesta terça-feira (30), Thiago Wild (172º do mundo) derrotou o número 2 Daniil Medvedev na primeira rodada de Roland Garros 2023 em sua primeira partida de cinco sets na carreira. O paranaense, que veio do qualifying, anotou 7-6(5), 6-7(6), 2-6, 6-3 e 6-4, em 4h15. Esta foi a primeira vitória do brasileiro em Majors e o primeiro triunfo de um tenista do país sobre um top 2 desde 2004, quando Guga derrotou Federer em Paris.
Medvedev abriu 2-0 logo de cara no primeiro set, mas Thiago reagiu logo e pareceu mais adaptado às condições. Mais agressivo na partida, o brasileiro disparou 38 winners nas duas primeiras parciais, contra 17 do russo.
Wild teve chances de fechar a parcial antes do tie-break, mas não se abalou e fechou o primeiro set no game desempate por 7-6(5), em 1h05.
A segunda parcial foi mais dominada pelos sacadores, com apenas três break points oportunizados e nenhuma quebra. Wild esteve muito perto de abrir 2 sets a 0 após ter 6-4 de vantagem no tie-break e contava com um rival cada vez mais frustrado em quadra, mas cometeu erros cruciais e perdeu quatro pontos seguidos, vendo Medvedev igualar a partida com um 7-6(6).
Mais confiante após vencer a segunda parcial, Medvedev dominou o terceiro set, contando também com muitos erros de Wild – foram 16 não-forçados para o brasileiro, contra 6 do russo, que ainda teve mais winners (8 a 7).
Para o quarto set, Thiago Wild voltou ao seu ritmo. Ele abriu 2-0, cedeu a quebra de volta no quinto game, mas voltou a abrir vantagem logo na sequência. O brasileiro diminuiu a contagem de erros não-forçados (foram dez no total na parcial) e também contou com uma queda do nível de Medvedev para empatar o jogo, anotando 6-3, em 38 minutos.
O quinto set foi o de mais instabilidade. Thiago Wild abriu 2-0 e, a partir do quarto game, foram quatro quebras seguidas até o brasileiro confirmar para fazer 5-3. Servindo para o jogo no décimo game, o brasileiro manteve a compostura e assegurou a enorme vitória.
Twists and turns 🎢
Qualifier Thiago Seyboth Wild makes an emphatic entrance to his first #RolandGarros main draw appearance, knocking out No.2 seed Medvedev 7-6(5), 6-7(6), 2-6, 6-3, 6-4. pic.twitter.com/awnQzXHbFs
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2023
Sequência do torneio
Na segunda rodada, Thiago Wild encara o vencedor do duelo entre Quentin Halys (88º da ATP) e Guido Pella, ex-top 20 e atual 423 do mundo.