Challenger de Cáli: Boscardin e Heide são superados; Sakamoto salva match points e avança à semi

Challenger de Cáli: Boscardin e Heide são superados; Sakamoto salva match points e avança à semi

Por Marcela Linhares - junho 22, 2023
Gustavo Heide
Marcello Zambrana/DGW

Dia duro para os brasileiros no Challenger de Cáli. Em partidas válidas pelas quartas de final do torneio colombiano, que é disputado no saibro, três brasileiros entraram em quadra nesta quinta-feira (22), mas apenas um avançou. Enquanto Pedro Boscardin e Gustavo Heide foram superados por tenistas argentinos, Pedro Sakamoto foi o único a vencer em partida dramática de mais de 3h20 e com direito a salvar dois match points.

O único tenista nacional a avançar o torneio nesta quinta-feira foi Pedro Sakamoto, número 851, que passou pelo austríaco Gerald Melzer, 391 da ATP, por 6-7, 6-4 e 7-6. Para alcançar às quartas de final, Melzer passou por dois brasileiros nas rodadas anteriores – João Lucas Reis e Orlandinho Luz.

O primeiro set durou mais de uma hora e foi definido apenas no tie-break. Tanto o austríaco quanto o brasileiro salvaram um break point durante a parcial. No game decisivo, dois mini breaks para cada lado foram suficientes para o placar ficar empatado pela última vez. Vencendo os últimos três pontos, Melzer saiu na frente.

Com grande desempenho no saque no segundo set, Sakamoto perdeu apenas três pontos no serviço alcançando 94% dos pontos vencidos com o primeiro serviço e 75% com o segundo. Vencendo os últimos 12 pontos da parcial, o brasileiro anotou 6-4 e forçou o terceiro e último set.

Na parcial decisiva, o jogo voltou a ficar equilibrado. Melzer salvou três break points enquanto Sakamoto salvou dois e a definição, assim como no primeiro set, veio apenas no tie-break. Salvando dois match points, Sakamoto anotou 10 a 8 no game decisivo, liquidou a partida dramática em 3h24 e se garantiu na semifinal do torneio.

Enfrentando Guido Andreozzi, número 286 do ranking e oitavo cabeça de chave do torneio, Pedro Boscardin, que ocupa o 449º posto da ATP, não conseguiu fazer frente ao argentino e foi eliminado em sets diretos. Andreozzi anotou 6-3 e 6-2 em pouco menos de 1h30 e segue sem perder parciais no torneio.

Boscardin conseguiu vaga na chave principal após furar o qualificatório, mas, após conquistar a primeira quebra do jogo e colocar 2-0, não conseguiu mais fazer frente contra o adversário.

Outro brasileiro que entrou em quadra pelo Challenger colombiano foi Gustavo Heide, 358º da ATP, que vinha de boa fase tendo vencido sete dos últimos jogos que disputou. Bem abaixo desse nível, Heide conseguiu vencer apenas dois games após ser derrotado por Federico Delbonis, ex top 40 e atual número 266, por 6-0 e 6-2.

Delbonis alcançou excelente desempenho com o primeiro serviço vencendo 23 dos 25 pontos que disputou enquanto Gustavo sofreu bastante com o segundo saque anotando apenas 23% dos pontos e chegando a cometer cinco duplas faltas.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.