Capitão do Brasil na Copa Davis faz mudança de última hora na convocação
O capitão do Brasil na Copa Davis, Jaime Oncins, convocou nesta sexta-feira (23) o experiente mineiro Marcelo Melo para o lugar de Gustavo Heide para integrar a equipe na fase de grupos da Davis Cup Finals, que acontece de 10 a 15 de setembro, na Unipol Arena, em Bolonha, na Itália.
Na primeira convocação, em julho passado, Oncins havia chamado Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide, João Fonseca e Rafael Matos, mas sinalizou que poderia mudar a lista até dez dias antes da competição, conforme prevê o regulamento da Federação Internacional de Tênis (ITF).
“Desde a primeira convocação, eu já trabalhava com a possibilidade de uma mudança. Dessa vez, a regra obrigava fazer a convocação dois meses antes, tempo esse em que muita coisa pode acontecer. Normalmente, definimos o grupo 15, 20 dias antes do confronto”, afirmou o capitão.
Leia também:
– João Fonseca ameaça reação após salvar match points, mas cai na rodada final do quali do US Open
– Bia Haddad segue imparável em Cleveland e volta à uma semifinal após seis meses
– Del Potro, Agassi, Alcaraz e Djokovic animaram mais uma noite dos fãs no US Open
Oncins explica que a decisão da mudança foi baseada no formato da disputa em que o Brasil enfrentará na fase de grupos a Itália, anfitriã e atual campeã, Bélgica e Holanda: “Iremos jogar contra três times diferentes. Então, acho muito importante termos, pelos menos, duas formações possíveis de duplas (Meligeni/Matos e Melo/Matos) ou até três (Melo/Meligeni), além das três possibilidades de simples”.
A primeira fase das finais é realizada em grupos e os confrontos são disputados por equipes, onde são jogadas duas partidas de simples e uma de duplas. Vence o duelo a equipe que conquistar duas vitórias primeiro. Se ficar entre as duas primeiras colocadas do grupo, a equipe avança à fase final, que acontecerá de 19 a 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.