California Kid Fritz acaba com série invicta de Nadal e conquista 1.º Masters 1000 em Indian Wells

California Kid Fritz acaba com série invicta de Nadal e conquista primeiro Masters 1000 em Indian Wells

Por José Morgado - março 21, 2022
fritz-campeao

Taylor Fritz, jovem norte-americano de 24 anos que é há muito apontado como parte do futuro do ténis mundial, cometeu esta domingo a proeza de acabar com a série invicta de Rafael Nadal em 2022 (20-0) e conquistar o seu primeiro título ATP Masters 1000 da sua carreira, logo em Indian Wells, no ‘seu’ estado da Califórnia.

A jogar o encontro mais importante da sua carreira — Fritz tinha apenas um título ATP 250 na sua vida –, o norte-americano, número 20 do Mundo (mas vai entrar no top 15 pela primeira vez esta segunda-feira) derrotou o espanhol Rafael Nadal, número quatro do Mundo e vencedor desta prova por três vezes, por 6-3 e 7-6(5), em 2h10. Fritz esteve em dúvida para o encontro devido a uma lesão no tornozelo direito, mas foi o espanhol de 35 anos que apareceu muitos furos abaixo do ponto de vista físico. Rafa não teve chances na primeira partida, mas depois de um longo período de assistência médica no balneário melhorou a qualidade do seu jogo no segundo parcial, lutou muito, mas foi insuficiente para contrariar a potência e superior solidez de Fritz, que aproveitou um momento que lhe parecia destinado.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1505702178857660426

Fritz vai saltar para o 13.º posto do ranking mundial e torna-se no primeiro norte-americano desde John Isner, em Miami 2018, a vencer um Masters 1000. Fritz encerra também um jejum de 21 anos sem campeões ATP em Indian Wells (Andre Agassi).

Já Nadal salta de quarto para terceiro no ranking ATP e agora vai descansar três semanas — não joga em Miami — antes de competir em Monte Carlo para iniciar a sua temporada de terra batida.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt