Borges se despede da Austrália com recorde de pontos de um português em um Major

Borges se despede da Austrália com recorde de pontos de um português em um Major

Por José Morgado - janeiro 22, 2024
borges-ausopen

Nuno Borges se despediu nesta segunda-feira (22) nas oitavas de final do Australian Open, a melhor campanha portuguesa da história do torneio, igualando as marcas máximas de João Sousa, o melhor tenista português, que havia chegado ao top 16 tanto no US Open de 2018 quanto em Wimbledon de 2019.

É verdade que o resultado do português de 26 anos é exatamente o mesmo que o vimaranense fez nesses dois torneios, mas o ATP Tour decidiu reformular a pontuação oferecida aos Majors a partir de 2024. Isso faz com que Borges arrecade 200 pontos para sua classificação ATP, mais do que os 180 que João Sousa somou em suas duas aparições nas segundas semanas de Slam. Portanto, este é um novo recorde de pontos somados em um torneio de Grand Slam por parte de um tenista nacional (em simples).

Leia também:

Medvedev é exigido, mas passa por Borges e avança às quartas no Australian Open
Yastremska surpreende Azarenka e confirma finalista inédita de Grand Slam na Austrália
Svitolina desiste após três games e Noskova está nas quartas

O recorde de pontos em um torneio continua sendo de João Sousa, que acumulou naturalmente 250 pontos nas quatro semanas em que conquistou seus torneios ATP: Kuala Lumpur 2013, Valência 2015, Estoril Open 2018 e Pune 2022.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt