Yastremska surpreende Azarenka e confirma finalista inédita de Grand Slam na Austrália

Yastremska surpreende Azarenka e confirma finalista inédita de Grand Slam na Austrália

Por José Morgado - janeiro 22, 2024
yastremska

Dayana Yastremska, jovem de 23 anos que passou a fase do qualificatório nesta edição do Australian Open, continua vivendo uma quinzena de autêntico conto de fadas em Melbourne e nesta segunda-feira se classificou para as quartas de final, o seu melhor resultado de sempre em torneio de Grand Slam.

A tenista ucraniana, que na primeira rodada já havia surpreendido a tcheca Marketa Vondrousova, campeã de Wimbledon, surpreendeu nas oitavas de final do Happy Slam a belarussa Victoria Azarenka, duas vezes campeã do torneio (2012 e 2013),  ex-número 1 do mundo e semifinalista em 2023, por 7-6(6) e 6-4, num duelo que superou as duas horas e no qual a tenista de Belarus seguramente se arrependerá das chances perdidas. É que Azarenka sacou para fechar a primeira parcial duas vezes e liderou por 3-0 com ponto para 4-0 no segundo set…

Yastremska vai enfrentar nas quartas definal a tcheca Linda Noskova, naquele que será o primeiro jogo entre ambas. A derrota de Azarenka confirma que teremos uma nova finalista de Grand Slam nesta metade superior da chave.

Uma delas será finalista:

Dayana Yastremska
Linda Noskova
Zheng Qinwen
Océane Dodin
Jasmine Paolini
Anna Kalinskaya

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt