Tiafoe se vinga de Shelton em duelo incrível e volta às oitavas do US Open

Tiafoe se vinga de Shelton em duelo incrível e volta às oitavas do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 30, 2024

Prometia fogo de artifício… e não decepcionou. Houve pirotecnia para todos os gostos, mas quem fez a festa foi Frances Tiafoe, que conseguiu a tão ansiada desforra diante de Ben Shelton para se classificar para as oitavas de final do US Open. Um ano depois de ter caído nas quartas de final diante do compatriota, que viria a perder nas semifinais para Novak Djokovic, Big Foe se agigantou no teatro dos sonhos do Estádio Arthur Ashe e conquistou um triunfo especial.

Numa luta recheada de potência ao longo de mais de quatro horas, o número 20 do mundo superou o 13.º em um autêntico combate de boxe, com parciais de 4-6, 7-5, 6-7(5), 6-4 e 6-3. Ficam para a história 23 aces de Shelton contra 5 de Tiafoe, além de 62-43 em winners e 58-27 em erros não forçados. Tiafoe mostrou-se mais sólido nos momentos mais importantes e criou 21 break points, dos quais aproveitou cinco. Shelton capitalizou em três de sete, sendo que raramente beliscou o serviço de Tiafoe desde o quarto set.

Leia também:

– Bia Haddad quebra jejum de quase 50 anos do Brasil no US Open
– Luisa Stefani é a segunda brasileira garantida nas oitavas de duplas do US Open
– Van de Zandschulp atropela Alcaraz em uma das maiores surpresas da história do tênis

Shelton esteve sempre mais confortável no primeiro set e, com naturalidade, colocou-se em vantagem. No entanto, Tiafoe aumentou a pressão no segundo set e quebrou o serviço no décimo primeiro game para fazer a diferença. No terceiro set, Shelton deixou escapar uma vantagem de 5-3 — com um set point no serviço — e ainda ameaçou um descalabro épico no tie-break, ao ver o 6-0 transformar-se em 6-5 antes de finalmente fechar o set. A partir daí, Big Foe cerrou os dentes, foi à luta e fechou a porta na cara do seu adversário, que só teve uma chance quando estava 15-40 a 1-1 no quinto set. Shelton não aproveitou esses break points, foi quebrado em seguida e não conseguiu se recuperar do golpe.

Assim, Tiafoe está nas oitavas de final do US Open pela quinta edição consecutiva, tentando pelo menos repetir a presença nas quartas de final do ano passado. Agora, ele aguarda para saber se enfrentará Novak Djokovic ou Alexei Popyrin. Já Shelton, que não defende as semifinais da temporada passada, cairá para pelo menos a 16.ª posição do ranking ATP como consequência deste desaire.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt