Bia Maia faz mais história e conquista prémio WTA para jogadora que mais evoluiu em 2022

Bia Maia faz mais história e conquista prémio WTA para jogadora que mais evoluiu em 2022

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 12, 2022

Beatriz Haddad Maia não se cansa de fazer história. A número 15 do ranking WTA tornou-se na primeira brasileira de sempre a vencer um Prémio WTA, ao ser a mais votada como jogadora que mais evoluiu ao longo de 2022. Bia superou Ekaterina Alexandrova, Veronika Kudermetova, Liudmila Samsonova Ajla Tomljanovic para garantir esse galardão que premeia um salto impressionante.

A paulista começou a época no 83.º posto do ranking WTA, mas agora bate à porta do top 10, isto depois de conquistar dois títulos e de ainda alcançar a final do WTA 1000 de Toronto. Trata-se de mais um momento notável para a carreira de Bia Maia, que agora se vai preparar para atacar a nova temporada com objetivos ainda mais ambiciosos.

Por outro lado, nota para o facto de o seu treinador, Rafael Paciarioni, não ter conseguido levar o prémio de melhor treinador. O brasileiro estava nomeado mas perdeu para David Witt, técnico de Jessica Pegula.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt