Bia Haddad salva match point e conquista virada épica em Roland Garros
Vitória épica! Neste sábado (3), Bia Haddad (14ª da WTA) salvou match point e superou a russa Ekaterina Alexandrova (23ª) a caminho das oitavas de final de Roland Garros 2023. A brasileira anotou 5-7, 6-4 e 7-5, em 2h51. Ela é a primeira brasileira esta fase do Aberto da França desde Patrícia Medrado em 1979.
O duelo teve mais de 100 erros não-forçados – sendo 67 de Alexandrova, incluindo 12 duplas faltas – e 15 quebras, o que demonstra a irregularidade mostrada pelas duas tenistas em quadra. Bia Haddad começou a partida com pouco ritmo e errando muito, sem paciência para alongar os pontos e demonstrando certo nervosismo. A russa abriu rapidamente 5-1 e teve a chance de servir para o set, quando cometeu duas duplas faltas e abriu uma porta para a brasileira, que venceu quatro games consecutivas e empatou.
No 11º game, Bia Haddad chegou a ter um break point para tomar a dianteira do placar, mas não converteu e foi quebrada pela terceira vez na partida na sequência, perdendo por 7-5, em 53 minutos.
O segundo set foi equilibrado, muito por conta dos muitos erros dos dois lados. Bia Haddad teve metade de winners (4 a 8) e menos da metade de erros não-forçados (11 a 24). Além disso, seis break points foram oportunizados, três para cada. A brasileira desperdiçou uma quebra de vantagem duas vezes, mas, depois de conseguir outra quebra no nono game, confirmou o serviço na sequência para fechar a parcial: 6-4, em 52 minutos.
Na parcial decisiva, Bia Haddad começou dominando e abriu 4-1, com duas quebras de vantagem. Mesmo assim, permitiu a reação. Mesmo sem muita consistência, Alexandrova conseguiu se recuperar e também contou com erros da brasileira em maior quantidade, virando para 5-4.
Servindo para se manter na partida, Bia Haddad saiu de 30-0, mas teve que salvar um match point com muita coragem para continuar viva. Na sequência, aproveitou o embalo e conseguiu nova quebra. Sacando desta vez para o jogo, a brasileira não desperdiçou e assegurou mais uma vitória histórica.