This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bia Haddad é campeã do Elite Trophy e se reaproxima do top 10
Fazendo uma grande campanha sem perder sets no Elite Trophy, Bia Haddad venceu Qinwen Zheng, que vinha de oito vitórias seguidas, e é campeã do torneio! A brasileira anotou duplo 7-6 em 2h52 para passar pela tenista que tem sido um dos maiores desafios no final da temporada e conquistou seu primeiro título em 2023. Com isso, a paulista fica bem próxima de retornar ao top 10. Na próxima atualização do ranking, a brasileira vai ocupar o 11º posto e fica a 25 pontos de voltar a figurar entre as 10 melhores.
Aguenta coração! O primeiro set, que durou 1h26, foi verdadeiramente dramático. Bia foi a primeira a ser quebrada no quinto game e viu sua adversária abrir 4-2 no placar. Sem se deixar levar pela desvantagem, a brasileira venceu os três games seguintes e ficou na frente no placar. Sem mais quebras, a definição veio no tie-break.
Com oscilações dos dois lados, Haddad Maia foi a primeira a ter set point sacando em 6 a 5, mas aí seguiu o drama. Zheng conseguiu pontuar no saque da brasileira e passou a ter a chance de fechar a parcial. A tenista chinesa não conseguiu aproveitar nenhuma das três oportunidades que criou enquanto Bia foi fechar em 13 a 11 na sua quarta chance.
Diferente do primeiro set, foi a brasileira quem conseguiu tomar a dianteira no segundo set. Depois de Zheng confirmar o primeiro game de serviço, Bia venceu 12 de 16 pontos e abriu 3-1. Apesar de ter desperdiçado a vantagem no sexto game, Bia devolveu a quebra de imediato, voltou a ficar na frente e se viu sacando para o título em 5-4, mas Zheng conseguiu pressionar a brasileira e, no terceiro break point, voltou a empatar o set. A paulista chegou a ter mais um break point com a chinesa sacando em 5-5 e saiu de 0-30 no game seguinte, mas a segunda parcial também acabou precisando ser definida no tie-break.
Depois de ceder um mini break logo no início do game decisivo, Bia venceu cinco pontos seguidos e virou o placar para 5 a 2. Pontuando mais uma vez no saque da adversária, a brasileira abriu a larga vantagem de 6 a 3. No segundo match point, a paulista fechou em 7 a 4 e liquidou a partida.
Ainda neste domingo, Bia retorna às quadras do complexo chinês para disputar a final de duplas. A brasileira está jogando o torneio ao lado de Veronika Kudermetova e vai ter pela frente Kato/Sutjiadi.
- Categorias:
- Beatriz Haddad Maia
- Brasil
- Elite Trophy
- WTA