Bia Haddad bate ex-número 1 Wozniacki e vai às quartas do US Open pela primeira vez
Com mais uma atuação de alto nível, Bia Haddad, número 21 do mundo, conquistou uma grande vitória sobre a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, atual 71ª da WTA e duas vezes finalistas do US Open, para avançar pela primeira vez às quartas do Slam americano. A brasileira anotou 6-2, 3-6 e 6-3, em 2h40, nesta segunda-feira (2), e está no top 8 de um Major pela segunda vez — a primeira foi em Roland Garros 2023.
O início do jogo teve longos games e três quebras, e Bia Haddad saiu com a vantagem. Depois disso, abriu 5-1, mesmo com Wozniacki tendo suas chances (oportunizou seis break points e converteu apenas um). A dinamarquesa sofreu com a agressividade da brasileira na devolução (venceu apenas 3/12 pontos com o segundo serviço e cometeu quatro duplas faltas) e só foi confirmar o serviço no sétimo game, além de ter cometido mais erros não forçados do que o normal (14 a 11).
Após uma paralisação de seis minutos devido a um problema no sistema eletrônico das linhas no oitavo game, a brasileira, que foi claramente superior nos pontos importantes, fechou a parcial na primeira chance que teve.
Leia também:
– Zverev explica como mantém o pai como treinador: “Não passo tempo com ele fora de quadra”
– Swiatek recebeu recomendação de Bia Haddad e está lendo mais durante o US Open
– Putintseva pede desculpa pela atitude com gandula no US Open
Bia conseguiu a quebra logo de cara no segundo set, mas Wozniacki devolveu na sequência e mostrou que estava viva no jogo. A dinamarquesa conseguiu impor sua estratégia de alongar os pontos e também passou a agredir na devolução do segundo saque, complicando a vida da brasileira, que só venceu 2/14 (14%) dos pontos nesta situação.
A ex-número 1 do mundo cometeu apenas cinco erros não forçados, contra 16 da brasileira, e somou nove winners, oito a menos que a rival. Após abrir 4-1, Wozniacki conseguiu se segurar no seu serviço (virou um 15-40 servindo em 4-2) e empatou o jogo.
Bia conseguiu subir o nível no início do terceiro set, sendo bastante agressiva e vencendo 12 dos 14 primeiros pontos para abrir 3-0. Após estabelecer a vantagem, a brasileira manteve um ótimo aproveitamento no serviço até sacar para 5-3.
Em um game de mais de dez minutos, Wozniacki salvou dois match points e teve dois break points, mas Bia, que salvou 13/16 chances de quebra que cedeu, assegurou a grande vitória na terceira oportunidade que teve.