ATP multa Federação britânica em valores históricos por causa da suspensão a russos e bielorrussos

ATP multa Federação britânica em valores históricos por causa da suspensão a russos e bielorrussos

Por José Morgado - dezembro 7, 2022
Wimbledon
LONDON, ENGLAND – JULY 16: A general view of centre court as Roger Federer of Switzerland serves during the Gentlemen’s Singles final against Marin Cilic of Croatia on day thirteen of the Wimbledon Lawn Tennis Championships at the All England Lawn Tennis and Croquet Club at Wimbledon on July 16, 2017 in London, England. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

O ATP Tour decidiu multar a Federação britânica de ténis (LTA) em 1 milhão de dólares, depois de durante este verão os jogadores russos e bielorrussos terem sido banidos dos torneios no país devido a uma decisão unilateral das entidades locais, sem qualquer diálogo com os circuitos e Federação Internacional (ITF). Num primeiro momento, ATP e WTA retiraram todos os pontos para os rankings ao torneio de Wimbledon e agora é conhecida uma nova sanção, que desagradou à LTA.

Os britânicos acusam o ATP de ter falta de empatia para com as vítimas da guerra na Ucrânia e ponderam uma resposta legal a esta multa.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt