ATP arrasa decisão de Wimbledon e ameaça retirar pontos do Grand Slam britânico
As ameaças confirmaram-se e Wimbledon anunciou mesmo a proibição dos tenistas da Rússia e Bielorrússia do torneio devido ao conflito que se vive na Ucrânia.
Esta notícia está a marcar não só o mundo do ténis como do desporto e as reações já começaram a chegar. A ATP não demorou muito a deixar um comunicado que não teve meias palavras.
A entidade responsável pelo ténis masculino deixou várias críticas e deixou claro que não concorda com esta decisão. “Acreditamos que a decisão unilateral tomada por Wimbledon e LTA em excluir os jogadores da Rússia e Bielorrússia do torneio britânico deste ano é injusta e tem potencial para criar um precedente prejudicial para o jogo”, pode ler-se.
A ATP foi ainda mais longe e ameaçou mesmo retirar os pontos a Wimbledon. “Discriminação baseada na nacionalidade também constitui uma violação nos nossos acordos com Wimbledon, que afirma que a entrada de um jogador é baseada exclusivamente no ranking ATP. Qualquer resposta a esta decisão será avaliada em conjunto com o nosso Conselho e Conselho de Membros”.