Arábia Saudita quer comprar todo o circuito da ATP

Arábia Saudita quer comprar todo o circuito da ATP

Por José Morgado - junho 27, 2023

Às vésperas do torneio de Wimbledon, a imprensa britânica assegura que o governo da Arábia Saudita se interessa em comprar o circuito da ATP. O país deve sediar o Next Gen Finals já este ano e até 2027.

De acordo com informações do ‘Daily Mail’ e do ‘Financial Times’, o Fundo de Investimento Público (PIF), que já investiu no circuito profissional de golfe (PGA Tour) e comprou o Newcastle United, clube de futebol ingês, fez uma oferta à ATP durante conversas com o CEO Andrea Gaudenzi.

Gaudenzi confirmou ao ‘Financial Times’ que manteve conversas amigáveis com o PIF e destacou que os investidores no tênis precisam de “respeitar a história do esporte e do produto, trabalhando com a atual parte interessada e não contra”.

“Temos de preservar algo que é quase sagrado, que são as regras do jogo. Isto não é um vídeo game. Se você é um fã de golfe, quer ver os melhores jogadores uns contra os outros. Quer uma classificação e uma história simples”, disse Gaudenzi.

Leia também:

Veja a lista completa e fechada de cabeças de chave para Wimbledon
“Big Four” domina Wimbledon desde 2003; relembre os campeões
Ex-treinador de Federer não duvida: “Alcaraz é quem mais pode desafiar Djokovic”

A Arábia Saudita, que é comandada por um regime totalitário encabeçado por um príncipe, está também revolucionando o mercado de transferências no futebol. A ida de Cristiano Ronaldo para o Al-Nassr, em janeiro, foi apenas o primeiro passo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com