Annacone: "Nunca vi ninguém que amasse tanto o tênis como o Federer"

Annacone: “Nunca vi ninguém que amasse tanto o tênis como o Federer”

Por José Morgado - dezembro 20, 2023
federer-annacone

Ex-técnico de Roger Federer, mas também de Pete Sampras, o norte-americano Paul Annacone relembrou nesta quarta-feira como era divertido fazer pré-temporadas nos quatros anos que passou no comando técnico do suíço.

“Todo o tempo que passei ao lado do Federer, ele se mostrou fascinado por ir treinar, dia após dia. Jamais tive de me esforçar para treinar, estava sempre disposto e animado para passar horas trabalhando. Lembro bem de presenciar as sessões de preparação física dele com o [Pierre] Paganini e ele se dedicava a elas com seriedade. O esforço era grande. Fazia exercícios muito intensos com bolas medicinais. Era curioso porque falava em francês com o [Severin] Luthi e em inglês com Pierre, e conseguia fazer piadas e brincadeiras nos dois idiomas, era incrível”, confessou.

Leia também:

Federer também gostava de ser desafiado no plano físico mesmo quando treinava em quadra. “Quando íamos para a quadra treinar, ele gostava de bater com um tenista jovem que estivesse com muita vontade de mostrar o seu valor. O Roger de certa forma absorvia essa juventude e isso era um motor próprio para continuar se sentindo também jovem”.

Annacone, que como refeirido também trabalhou com estrelas como Pete Sampras, não tem dúvidas. “Nunca vi alguém que amasse tanto o tênis como Federer”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt