Angelina Voloshchuk, Sara Lança e Francisca Laúndes são eliminadas em Loulé
Angelina Voloshchuk começou o dia com uma derrota que a afastou na primeira ronda do quadro principal de singulares do Loulé Ladies Open by Cimpor, o mesmo destino de Sara Lança e Francisca Laúndes, mas terminou a sorrir e carimbou o apuramento para os quartos de final de pares ao lado de Amália Suciu. A quarta edição deste ITF W35 é organizada pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis até 27 de outubro.
Convidada pela organização para o quadro principal depois de boas campanhas na Quinta do Lago e em Faro, Angelina Voloshchuk (760.ª WTA) não resistiu à qualifierJohanne Christine Svendsen (680.ª) e perdeu por 6-4 e 6-3 com a dinamarquesa.
A exibição desta terça-feira foi mais apagada do que as das semanas anteriores e nem a eficácia na conversão de pontos de break (três em três oportunidades) ajudou a jovem de 17 anos a dar outra cor ao marcador de um encontro resolvido em 1h27.
Praticamente ao mesmo tempo, Sara Lança (972.ª) não teve argumentos para a neerlandesa Stephanie Judith Visscher (535.ª) e cedeu por 6-0 e 6-2.
A mais nova e menos experiente das três portuguesas que entraram em ação foi a que deu mais réplica. A jogar apenas o quinto torneio profissional da carreira, Francisca Laúndes — de 16 anos e atual campeã nacional de sub 18 — lutou de igual para igual com Camilla Rosatello (373.ª WTA) e aproveitou um dia menos conseguido da italiana para a obrigar a uma hora e meia de braço de ferro antes de perder pelos parciais de 6-3 e 6-3.
Na segunda metade da jornada, Voloshchuk regressou ao campo para jogar pares com Suciu e lado a lado as duas jovens lusas celebraram a passagem aos quartos de final com um triunfo por 6-1 e 6-3 sobre Elizabeth Jurna, da Estónia, e LuanaPlaza Araújo, do Brasil. As próximas adversárias serão a japonesa Michika Ozeki e Lian Tran, quartas cabeças de série que ficaram isentas da primeira ronda.
A jogar em casa, as algarvias Iara Guerreiro Gonçalves e Bárbara Brito estiveram perto de seguir o mesmo caminho, mas falharam a recuperação e perderam pelos parciais de 6-4, 2-6 e 10-8 com a polaca Xenia Bandurowska e a ucraniana PolinaIsakova.
As derrotas das restantes duplas lusas foram mais desequilibradas e significaram o fim de campanha para Lena Couto/Analu Freitas (6-3 e 6-1 favoráveis a CarolinaKuhl/Anna Linn Puls) e Mariana Paciletti da Costa/Carla Tomai (6-0 e 6-1 para Baylen Brown e Jamilah Snells).
Nesta quarta-feira irão a jogo as três portuguesas que seguram a representação no quadro principal de singulares: Matilde Jorge (365.ª) estreia-se como cabeça de série em torneios internacionais frente à francesa Amandine Monnot (464.ª) no segundo encontro das 10h30, a mesma hora do embate da wild card Iara Guerreiro Gonçalves (ainda à procura dos primeiros pontos) com a qualifierSofia Shapatava (569.ª). No terceiro turno do dia, a qualifier Maria Garcia (1277.ª) discutirá a ronda inaugural com a suíça Leonie Kung (244.ª), segunda favorita ao título.