This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Angelina Voloshchuk, Sara Lança e Francisca Laúndes são eliminadas em Loulé
Angelina Voloshchuk começou o dia com uma derrota que a afastou na primeira ronda do quadro principal de singulares do Loulé Ladies Open by Cimpor, o mesmo destino de Sara Lança e Francisca Laúndes, mas terminou a sorrir e carimbou o apuramento para os quartos de final de pares ao lado de Amália Suciu. A quarta edição deste ITF W35 é organizada pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis até 27 de outubro.
Convidada pela organização para o quadro principal depois de boas campanhas na Quinta do Lago e em Faro, Angelina Voloshchuk (760.ª WTA) não resistiu à qualifier Johanne Christine Svendsen (680.ª) e perdeu por 6-4 e 6-3 com a dinamarquesa.
A exibição desta terça-feira foi mais apagada do que as das semanas anteriores e nem a eficácia na conversão de pontos de break (três em três oportunidades) ajudou a jovem de 17 anos a dar outra cor ao marcador de um encontro resolvido em 1h27.
Praticamente ao mesmo tempo, Sara Lança (972.ª) não teve argumentos para a neerlandesa Stephanie Judith Visscher (535.ª) e cedeu por 6-0 e 6-2.
Leia também:
– João Fonseca retorna após um mês com vitória em Brest
– Shelton e Shapovalov se impõem a caminho das oitavas em Basileia
– OFICIAL: Medvedev se classifica ao ATP Finals pelo sexto ano seguido
A mais nova e menos experiente das três portuguesas que entraram em ação foi a que deu mais réplica. A jogar apenas o quinto torneio profissional da carreira, Francisca Laúndes — de 16 anos e atual campeã nacional de sub 18 — lutou de igual para igual com Camilla Rosatello (373.ª WTA) e aproveitou um dia menos conseguido da italiana para a obrigar a uma hora e meia de braço de ferro antes de perder pelos parciais de 6-3 e 6-3.
Na segunda metade da jornada, Voloshchuk regressou ao campo para jogar pares com Suciu e lado a lado as duas jovens lusas celebraram a passagem aos quartos de final com um triunfo por 6-1 e 6-3 sobre Elizabeth Jurna, da Estónia, e Luana Plaza Araújo, do Brasil. As próximas adversárias serão a japonesa Michika Ozeki e Lian Tran, quartas cabeças de série que ficaram isentas da primeira ronda.
A jogar em casa, as algarvias Iara Guerreiro Gonçalves e Bárbara Brito estiveram perto de seguir o mesmo caminho, mas falharam a recuperação e perderam pelos parciais de 6-4, 2-6 e 10-8 com a polaca Xenia Bandurowska e a ucraniana Polina Isakova.
As derrotas das restantes duplas lusas foram mais desequilibradas e significaram o fim de campanha para Lena Couto/Analu Freitas (6-3 e 6-1 favoráveis a Carolina Kuhl/Anna Linn Puls) e Mariana Paciletti da Costa/Carla Tomai (6-0 e 6-1 para Baylen Brown e Jamilah Snells).
Nesta quarta-feira irão a jogo as três portuguesas que seguram a representação no quadro principal de singulares: Matilde Jorge (365.ª) estreia-se como cabeça de série em torneios internacionais frente à francesa Amandine Monnot (464.ª) no segundo encontro das 10h30, a mesma hora do embate da wild card Iara Guerreiro Gonçalves (ainda à procura dos primeiros pontos) com a qualifier Sofia Shapatava (569.ª). No terceiro turno do dia, a qualifier Maria Garcia (1277.ª) discutirá a ronda inaugural com a suíça Leonie Kung (244.ª), segunda favorita ao título.