Andreeva estreia em quartas de Grand Slam aos 17 anos e os franceses já não têm tenistas em simples

Andreeva estreia em quartas de Grand Slam aos 17 anos e os franceses já não têm tenistas em simples

Por José Morgado - junho 3, 2024

Mirra Andreeva, de apenas 17 anos recém-cumpridos no final de abril, escreveu nesta segunda-feira mais uma página bonita no início de uma carreira que promete ser de topo, ao se classificar pela primeira vez para as quartas de final de um torneio de Grand Slam, em Roland Garros.

A jovem russa, número 38 do mundo, derrotou a sua ex-compatriota Varvara Gracheva, número 88 da WTA e última representante francesa nas chaves de simples, por 7-5 e 6-2, depois de ainda ter necessitado de salvar dois set points quando serviu em 4-5 no primeiro set. A partir daí… dominou completamente.

Nas quartas de final (na quarta-feira), a russa tem duelo marcado com a belarussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, que a derrotou nas duas vezes anteriores em que se enfrentaram. Sabalenka derrotou Erika Andreeva, irmã mais velha de Mirra, na primeira rodada.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt