Alcaraz tem mais pontos do que os jogadores de 18 anos ou menos... todos juntos

Alcaraz tem mais pontos do que os jogadores de 18 anos ou menos… todos juntos

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 21, 2022
Alcaraz
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Carlos Alcaraz fez história ao sagrar-se campeão do Rio Open, concluindo uma semana verdadeiramente fantástica que alimenta ainda mais as expectativas de que ali está um autêntico fenómeno. Aos 18 anos, garantiu a entrada no top 20, mas a verdade é que os números são realmente impressionantes e deixam-no numa realidade paralela se compararmos com os outros tenistas da sua idade que também tentam brilhar no ATP Tour.

Ora, vamos a contas. Nesta altura, Alcaraz tem 2.061 pontos no ranking mundial masculino. Se olharmos para todos os outros jogadores de 18 anos ou menos dentro do top 1000, somamos os pontos deles… e mesmo assim não chegamos perto de Alcaraz. É que todo esse grupo junto vale 1.567 pontos, algo que mostra bem a rapidez com que Alcaraz, treinado por Juan Carlos Ferrero, está a afirmar-se entre a elite do ténis mundial.

Da sua idade, quem mais se aproxima é Holger Rune (750 pontos no 84.º lugar), enquanto quem fecha o pódio dos miúdos é Luca Nardi, já muito longe. O italiano ocupa o 278.º posto do ranking ATP com 178 pontos na conta.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/enricomariariva/status/1495524594400305155?s=20&t=fapfUNN0I8Uzemdhy675Cg

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt