Alcaraz não pára de fazer história e alcança registos incríveis rumo aos 'quartos' do US Open

Alcaraz não pára de fazer história e alcança registos incríveis rumo aos ‘quartos’ do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 6, 2022
epa10147827 Carlos Alcaraz of Spain reacts to winning a point over Sebastian Baez of Argentina during their first round match of the US Open Tennis Championships at the USTA National Tennis Center in the Flushing Meadows, New York, USA, 30 August 2022. The US Open runs from 29 August through 11 September. EPA/JUSTIN LANE

Carlos Alcaraz teve de sofrer, mas acabou por derrotar Marin Cilic e garantir um lugar nos quartos-de-final do US Open. Tal como já tantas vezes tem acontecido ao longo desta temporada, o jovem de 19 anos continua a reescrever os livros da história e a colocar-se na companhia de lendas, algo que voltou a fazer com este acesso ao top 8 do Grand Slam norte-americano.

Pois bem, Alcaraz garantiu, desde logo, que vai pelo menos entrar no top 3 mundial, sendo que tem hipóteses de chegar ao trono. Certo é que será o quinto mais novo a saltar para o pódio, com 19 anos e 4 meses, apenas superado por Andre Agassi (18 anos, 6 meses e 8 dias), Bjorn Borg (18 anos, 6 meses e 14 dias), Boris Becker (18 anos, 6 meses e 18 dias) e Rafael Nadal (19 anos e 3 dias.

Por outro lado, é o mais jovem de sempre na Era Open a alcançar quartos-de-final consecutivos no US Open. Para encontrar alguém mais novo a fazer isso é preciso recuar aos tempos em que o ténis não funcionava como hoje em dia, com Lew Hoad Ken Rosewall em 1952 e 1953.

Alcaraz bate ex-campeão Cilic em batalha épica que acabou às 2h30 da manhã e vai ser (pelo menos) top 3 ATP

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt