Francisca Jorge é a sexta portuguesa a entrar no top 200

Francisca Jorge é a sexta portuguesa a entrar no top 200

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 5, 2024
kika-jorge
Foto: Nelson Toledo/FotoJump

Francisca Jorge não vai esquecer o dia 5 de fevereiro de 2024. Eis o momento em que a tenista de 23 anos se tornou apenas na sexta portuguesa da história a entrar no top 200 do ranking WTA, algo que ficou oficialmente confirmado na atualização desta segunda-feira.

A vimaranense ocupa exatamente o 200.º posto da hierarquia mundial feminina, fruto da sua campanha no ITF W50 do Porto, no qual chegou às meias-finais. Assim, passa a figurar entre as 200 melhores do Mundo, juntando-se a uma lista que conta com Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler, Neuza Silva, Frederica Piedade Sofia Prazeres.

Diga-se que foi há 12 anos que Portugal havia tido, pela última vez, uma representante no top 200 feminino, então com a responsabilidade a pertencer a Koehler. Agora é a vez de Francisca Jorge quebrar essa barreira, mantendo-se de olhos postos em voos mais altos.

Leia também:

– [VÍDEO] Bia Haddad vence prêmio de ponto do mês de janeiro da WTA
– Roddick mostra preocupação com Djokovic após derrota no Australian Open
– Laura Pigossi conta com desistência e avança em Mumbai

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt