Presidente da WADA explica motivo de buscar punição para Sinner

Presidente da WADA explica motivo de buscar punição para Sinner

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 17, 2024
epa11725056 Jannik Sinner of Italy in action against Casper Ruud of Norway during their semi final match at the ATP Finals in Turin, Italy, 16 November 2024. EPA/Alessandro Di Marco

Jannik Sinner continua aguardando para ser ouvido no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) em relação ao recurso que a Agência Mundial de Antidoping (WADA) interpôs, após ter sido considerado inocente no seu caso de doping. Olivier Niggli, presidente da WADA, veio a público explicar os motivos pelos quais a entidade busca um castigo que responsabilize o italiano.

“A decisão oficial considerou que Sinner não teve nenhum tipo de culpa. A nossa postura é que existe uma certa responsabilidade do desportista em relação à sua equipa. Esse será o ponto legal a ser debatido. Não questionamos o fato de o teste positivo poder ter sido causado por uma contaminação, mas acreditamos que a aplicação das leis não se corresponde a este caso jurídico”, afirmou o dirigente em entrevista à AFP.

No entanto, Niggli destacou que é preciso proteger os jogadores. “Pessoalmente, acredito que proteger a reputação de um desportista deveria ser a nossa primeira prioridade. Vivemos num mundo em que as redes sociais são o que são, e com elas, a reputação de alguém pode desvanecer em um período muito curto de tempo”, confessou.

Leia também:

– João Fonseca conta quem convidaria para um jantar dos sonhos
– Bia Haddad revela história curiosa antes da conquista do primeiro título na carreira
– João Fonseca gostaria de mudar a história para dar título para Federer em Wimbledon 2019

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt