Gonçalo Castro encanta em Monte Carlo e termina o Masters da Tennis Europe no pódio

Gonçalo Castro encanta em Monte Carlo e termina o Masters da Tennis Europe no pódio

Por José Morgado - outubro 26, 2024

MONTE-CARLO. MÓNACO. Gonçalo Castro, jovem vimaranense de apenas 15 anos (celebra os 16 em dezembro), terminou este sábado a sua participação no Tennis Europe Junior Masters em Monte-Carlo no terceiro lugar do escalão de sub-16, depois de derrotar o sérvio Marko Savija por 4-2 e 4-1 — o encontro foi disputado em formato de short sets por causa da chuva que caiu durante a primeira metade do dia no Principado do Mónaco.

O jovem campeão nacional de sub-16, que depois de uma mão cheia de anos na Porto Academy vai passar a treinar no Centro de Alto Rendimento do Jamor já a partir da próxima semana, fez porventura a sua melhor exibição da semana, impondo a impressionante qualidade da sua esquerda — já muito pesada para a sua idade — para não dar grandes chances ao seu rival, também ele possuidor de um peso de bola acima da média.

Gonçalo Castro, que atualmente já está a ter aulas online, abraça agora o desafio de vir viver para o Jamor, onde se juntará aos seus bons amigos Salvador Monteiro e João Dinis Silva. As condições oferecidas pela Federação Portuguesa de Ténis acabaram por ser fundamentais nesta tomada de decisão tão importante para a sua carreira, mas o treinador Frederico Themudo, que esteve com ele até ao último dia em Monte-Carlo, continuará a ser figura presente na sua vida. “Vai ser mais difícil para nós pais, pois é o nosso único filho, do que para ele”, confessou-nos o pai Pedro aqui em Monte Carlo.

O seu primeiro desafio com a nova estrutura técnica será o Campeonato Nacional Absoluto, para o qual deverá ter um wild card.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com