Lisboa Belém Open começa neste domingo com 13 portugueses

Lisboa Belém Open começa neste domingo com 13 portugueses

Por José Morgado - setembro 21, 2024
pedro-araujo

A oitava e mais importante edição do Del Monte Lisboa Belém Open começa este domingo e estende-se até ao dia 29 de setembro no Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, por onde vão passar quatro jogadores do top 100 ATP, duas jogadoras do top 100 WTA e muitos tenistas portugueses — 13 deles em ação já este domingo, no qualifying, à procura dos “bilhetes dourados” que permitam aumentar a comitiva lusa nos quadros principais. A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e do Club Internacional de Foot-Ball com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.

O torneio masculino realiza-se pelo oitavo ano consecutivo (é o mais antigo dos nove eventos do circuito secundário que acontecem no país) e em 2024 cumpre a ambição de subir de categoria ao distribuir 100 pontos, motivo mais do que suficiente para atrair jogadores do calibre de Thiago Monteiro (76.º), DanielAltmaier (83.º), Thiago Wild (96.º) e Thiago Agustin Tirante (99.º) e “empurrar” os jovens Henrique Rocha(158.º) e Jaime Faria (162.º) para fora da lista de cabeças de série.

Os dois jovens do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis foram os únicos a obter entrada direta no quadro principal de singulares, mas receberam, entretanto, a companhia de Gastão Elias (306.º), Frederico Silva (486.º) e Duarte Vale(511.º), destinatários dos wild cards à disposição da organização.

Leia também:

– Bia Haddad consegue feito inédito na carreira com vaga na final em Seul
– Thiago Wild vence mais uma e está na final de Challenger austríaco
– Carol Meligeni é dominada por italiana e cai na semifinal em San Miguel de Tucumán

É a este quinteto que um outro tentará juntar-se já a partir das 10 horas de domingo por intermédio da fase de qualificação: Pedro Araújo (506.º) entrou como alternate e a ele juntaram-se ainda os wild cards Tiago Pereira (529.º), João Domingues (571.º), Francisco Rocha (710.º) e Gonçalo Falcão, este último já sem ranking de singulares e a viver, aos 36 anos, a semana de despedida como tenista profissional.

Pereira será o primeiro a entrar em ação, logo às 10hno Estádio CIF frente ao dinamarquês Elmer Moller(246.º), quarto cabeça de série, seguido de Falcão contra o eslovaco Martin Klizan, atualmente no 315.º posto da hierarquia, mas ex-top 30 e detentor de seis títulos ATP.

Numa programação sem pausas, o terceiro encontro da jornada no palco principal do CIF colocará Domingues frente a frente com o espanhol Carlos Taberner (210.º e ex-85.º), primeiro cabeça de série do qualifying e recém-finalista da CT Porto Cup. A fechar o dia, Araújo medirá forças com o austríaco Dennis Novak (240.º e ex-85.º), enquanto Rocha (710.º) discutirá a passagem à ronda de acesso com o espanhol Daniel Rincon(274.º) no último embate do dia no Court Lisboa.

A presença portuguesa na fase de qualificação do torneio feminino é ainda mais significativa. Depois de ser um ITF W25 em 2021 e 2022, o Del Monte Lisboa Belém Open evoluiu para ITF W40 em 2023 e será um ITF W75 em 2024, salto qualitativo que fez com que Francisca Jorge (201.ª WTA) fosse a única portuguesa a entrar diretamente no quadro principal.

Matilde Jorge (409.ª) lidera a comitiva de oito jogadoras em ação a partir deste domingo, seguida de Angelina Voloshchuk (728.ª WTA), Maria Garcia(1295.ª), Amália Suciu (1359.ª) e Lena Couto(1401.ª), com entrada direta, e Analu Freitas (1401.ª), Maria Pinto e Mariana Paciletti Costa (ambas sem classificação profissional), já com wild cards.

As duas irmãs vimaranenses sagraram-se vice-campeãs de pares do ITF W100 Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open no final da tarde de sábado, pelo que a adaptação da número dois nacional à terra batida lisboeta será mínima antes de defrontar, no quinto encontro do dia, a lituana Iveta Dapkute (794.ª).

Pinto será a primeira portuguesa a ir a jogo, logo às 10h no Court 5 e contra Francesca Curmi (384.ª), de Malta, seguida de Freitas frente à neerlandesa AnoukKoevermans (232.ª), primeira favorita do qualifying, de Suciu contra Amarissa Toth (426.ª) e de Voloshchuk (728.ª) face a Angela Fita Boluda (260.ª), segunda favorita.

Os encontros de Couto (defronta Oleksandra Oliynykova, número 325 mundial), Garcia (vs. Diana Marcinkevica, 375.ª) e Paciletti Costa (desafia Gabriela Cé, 423.ª) serão no Court 6, o primeiro nunca antes das 12h30.

Organizado entre os dias 22 e 29 de setembro, o Del Monte Lisboa Belém Open contará com acompanhamento em direto nos canais Sport TV a partir do dia 24.

QUADRO PRINCIPAL

QUADROS DE QUALIFICAÇÃO

ORDEM DE ENCONTROS

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com