Sinner vai perder pontos e dinheiro de Indian Wells após caso de doping, mas não tem número 1 em risco

Sinner vai perder pontos e dinheiro de Indian Wells após caso de doping, mas não tem número 1 em risco

Por José Morgado - agosto 20, 2024

Jannik Sinner, número 1 do mundo, está envolvido em uma polêmica de doping que rapidamente virou escândalo mundial na modalidade, ainda que tenha sido apenas tornada pública… depois de já estar resolvida. O tenista italiano de 23 anos acusou positivo para uma substância proibida (clostebol) e foi suspenso provisoriamente pela Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA), mas conseguiu evitar a suspensão em tribunal sem que isso tenha vindo a público.

Ainda assim e apesar de ter conseguido provar a sua não intenção no doping, Sinner vai perder todos os pontos (400) e prize money (320 mil euros) referentes ao Masters 1000 de Indian Wells, torneio onde testou positivo. Sinner perdeu nas semifinais de Indian Wells diante do espanhol Carlos Alcaraz, que acabaria vencendo o torneio.

Os pontos que perde nesse torneio, porém, não afetam o seu ranking. O italiano não só continuará como líder da ATP, como tem garantido que permanecerá como número 1 do mundo até outubro, tendo em conta toda a vantagem que possui.

Leia também:

Sinner aumenta vantagem na liderança do ranking da ATP; confira o top 10
Sabalenka impede feito histórico de Pegula e conquista o título em Cincinnati
Djokovic tenta evitar no US Open o que não lhe acontece desde 2010

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com