João Fonseca alcança feito que nenhum sul-americano conseguia desde Del Potro... em 2006

João Fonseca alcança feito que nenhum sul-americano conseguia desde Del Potro… em 2006

Por Bruno da Silva - agosto 20, 2024
joao fonseca us open 24
Reprodução/US Open

João Fonseca, único tenista com menos de 18 anos no top 650 da ATP, superou a estreia no qualifying do US Open nesta segunda-feira (19), com vitória de virada sobre Lukas Klein (109º). Esta foi sua primeira vitória em Majors na carreira e também um feito que nenhum sul-americano conseguia há muito tempo.

O brasileiro de 17 anos, 163º da ATP, é o primeiro sul-americano sub 18 a vencer no qualifying de um Major desde… Juan Martín Del Potro, há 18 anos. Curiosamente, esta vitória do argentino foi diante de um brasileiro, André Sá, em Roland Garros.

Leia também:

Sinner aumenta vantagem na liderança do ranking da ATP; confira o top 10
Sabalenka impede feito histórico de Pegula e conquista o título em Cincinnati
Djokovic tenta evitar no US Open o que não lhe acontece desde 2010

Naquele torneio, Del Potro superou o qualifying e depois caiu na estreia da chave principal diante de Juan Carlos Ferrero, atual técnico de Alcaraz.

Fonseca encara na segunda rodada do qualificatório em Nova Iorque o francês Calvin Hemery (200º da ATP), que bateu Andrea Vavassori (206º) na primeira fase.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.