This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal garante a vaga em todas as semifinais nas categorias +35 e +40 no Campeonato Mundial de Veteranos
As duas seleções nacionais masculinas de M35 e M40 repetiram os feitos das femininas e apuraram-se para as meias-finais do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships), onde Portugal vai lutar por quatro medalhas. A competição estende-se ao Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO) e ao Club Internacional de Foot-Ball (CIF), onde a equipa de M30 celebrou a primeira vitória para manter viva a luta pelo nono lugar.
Depois de vencer a Austrália (2-1) e o México (3-0) na fase de grupos do escalão M35, Portugal arrasou a Turquia (3-0) no arranque da fase a eliminar e apurou-se para as meias-finais da Italia Cup.
O primeiro triunfo luso do dia foi assinado por Gonçalo Falcão. O jogador de 36 anos ainda compete no circuito profissional (chegou a ser 961.º classificado no ranking de singulares e 374.º no de pares), mas já tem experiência como veterano — há dois anos conquistou os três títulos mundiais possíveis na prova individual — e não perdeu tempo contra Dorukcan Kokver, derrotando o turco de 37 anos por 6-0 e 6-1.
Logo a seguir, o capitão Pedro Sousa celebrou a segunda vitória como veterano ao passar por Baris Mert com os parciais de 6-2 e 6-0, números que acabaram com a discussão. Ex-número 99 mundial e finalista do ATP 250 de Buenos Aires em 2020, o lisboeta — afastado do circuito profissional há menos de um ano — ainda está não está a 100%, mas nem a condição física o impediu de dar um ar da sua graça na terra batida do Jamor onde tantas vezes brilhou.
Leia também:
– OFICIAL: Nadal confirma que não vai jogar o US Open
– Swiatek é a primeira classificada para o WTA Finals de Riad
– Bia Haddad vence batalha e confirma retrospecto rumo à segunda rodada em Toronto
No par, já sem influência no apuramento, Manuel Leonardo e José Ricardo Nunes aumentaram a vantagem ao passarem por Caglar Ozbek e Bugra Uyanik com confortáveis 6-2 e 6-0.
A seleção nacional voltará ao court já na quinta-feira para discutir a passagem à final com a Grã-Bretanha. O encontro está marcado para o Court 1, não antes das 11h00. Antes disso, a meia-final de M40 entre Portugal e França (2-1 à Alemanha após o par decisivo) joga-se logo às 9h30 no Court Central.
Com Rui Machado e Gonçalo Nicau em plano de destaque, a seleção lusa que durante a fase de grupos tinha ganho ao Canadá e à Índia por 3-0 superou o Cazaquistão por 2-1 no arranque das eliminatórias da Tony Trabert Cup.
Nicau (ex-531.º ATP) abriu as hostilidades no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor com um triunfo por 6-2 e 6-1 sobre Dmitriy Makeyev que evidenciou o controlo do compromisso e o modo “piloto automático” referido pelo capitão, Rui Machado, no final da eliminatória.
Logo a seguir, o próprio Machado (antigo 59.º da hierarquia e atual coordenador técnico nacional e igualmente capitão da Taça Davis), não perdeu qualquer jogo contra Alexey Kedryuk (ex-261.º) e com os parciais de 6-0 e 6-0 sentenciou a discussão do bilhete para as meias-finais, com Gonçalo Pereira e Gonçalo Figueiredo a abdicarem de um par que já não teria influência na eliminatória.
As seleções masculinas de M35 e M40 juntaram-se às femininas, que na véspera também garantiram as respetivas presenças nas meias-finais da Suzanne Lenglen Cup (W35) e da Young Cup (W40).
A equipa de Rita Freitas, Ekaterina Lopes, Magali de Lattre e Isabel Chorão vai medir forças com a França no Court Central, não antes das 11h30, enquanto a seleção de Neuza Silva, Catarina Ferreira, Inês Moura e Isaura Faria terá pela frente a Alemanha às 9h30 no Court 1.
A jornada desta quarta-feira foi totalmente positiva para as cores nacionais, dado que no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, a equipa de M30 celebrou pela primeira vez ao vencer o Canadá por 3-0 no início do play-off do nono lugar.
O encontro ficou resolvido nos singulares, com Filipe Sustelo e João Ferreira a aplicarem a Nicolas Vincent e Luke Saunders o mesmo resultado: 6-2 e 6-3. No par, Eduardo Lameiras e Filipe Sustelo aumentaram a vantagem lusa com um triunfo por 6-0 e 6-1 sobre Wes Bertsch e Luke Saunders.
Somada a primeira vitória da semana, a seleção nacional terá como último obstáculo neste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas a equipa do Chile (3-0 à Irlanda). O encontro acontecerá já na quinta-feira e define os nono e 10.º lugares na Men’s 30 Cup.
O Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) realiza-se entre os dias 4 e 9 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, no Clube Escola de Ténis de Oeiras e no Club Internacional de Foot. Na semana seguinte, entre 10 e 17 de agosto, será jogada a prova individual (ITF World Individual Championships).
- Categorias:
- Portugal