Vekic vence batalha dramática contra Kostyuk e garante vaga nas semifinais dos Jogos Olímpicos

Vekic vence batalha dramática contra Kostyuk e garante vaga nas semifinais dos Jogos Olímpicos

Por Pedro Gonçalo Pinto - julho 31, 2024

Em um duelo alucinante que terminou já depois da meia-noite em Paris, Donna Vekic resistiu a uma batalha brutal contra Marta Kostyuk para se aproximar de garantir uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A croata, número 21 do ranking WTA, sobreviveu a um confronto indefinido até o final, salvando um match point e aproveitando sua quinta oportunidade para carimbar a vaga nas semifinais.

Vekic celebrou com parciais 6-4, 2-6 e 7-6(8), após começar o jogo de forma absolutamente arrasadora. A croata rapidamente liderou por 4-0, mas Kostyuk equilibrou as coisas antes de perder o primeiro set. Vekic ainda abriu 2-0 no segundo set, mas então começou o show da ucraniana, que disparou para vencer sete jogos seguidos e entrou bem na terceira e decisiva partida.

Leia também:

Alcaraz torna-se o mais jovem nas quartas em uma Olimpíada desde… Djokovic
Mais um! Djokovic alcança algo nunca antes visto na história dos Jogos Olímpicos
Swiatek vai às semis dos Jogos Olímpicos após desistência de Collins e final… tenso

Ainda assim, Vekic, responsável pela eliminação de Coco Gauff, por exemplo, estava à frente por 5-3 e parecia ter o jogo sob controle quando sacou a 5-4 para fechar, com um match point. No entanto, Kostyuk salvou o match point e fez o break… apenas para ser quebrada novamente. Vekic teve outro match point no serviço a 6-5, mas consentiu o empate, levando tudo a ser decidido apenas no tie-break.

Na hora da verdade, mais loucura e incerteza. Kostyuk liderou por 4-0 e 5-2, viu Vekic empatar em 5-5 e teve um match point a 6-5, oportunidade que não conseguiu aproveitar. Em seguida, houve três tentativas seguidas da croata, que acabou por selar a vitória na batalha de quase três horas e seguir em frente.

Uma batalha digna de corações fortes deixa Vekic nas semifinais, onde enfrentará Anna Karolina Schmiedlova, oferecendo uma grande oportunidade para chegar à final. Do outro lado da chave, Iga Swiatek e Qinwen Zheng vão medir forças.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt