Millennium Estoril Open ainda sem lugar no calendário da ATP de 2025 que será anunciado nesta sexta-feira

Millennium Estoril Open ainda sem lugar no calendário da ATP de 2025 que será anunciado nesta sexta-feira

Por José Morgado - março 22, 2024
Mr_Estoril

O Millennium Estoril Open anunciou nesta sexta-feira que não vai ser incluído no esboço de calendário para 2025 que será anunciado pelo ATP Tour nas próximas horas. A organização do torneio esclarece, no entanto, continuar explorando em conjunto com o ATP Tour todas as vias para que o torneio seja realizado em 2025 e anos seguintes, continuando assim uma longa e bem-sucedida colaboração.

Como foi previamente anunciado pelo ATP Tour, o crescimento de todos os eventos de Masters 1000 de uma semana para torneios de 12 dias (à exceção de Monte-Carlo e Paris), juntamente com o upgrade de três torneios ATP 500, implica um menor número de semanas disponíveis no calendário. No caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as conversas para se encontrar a melhor solução possível, tendo em conta o novo calendário que passa a estar vigente em 2025.

“Existe uma relação de excelência entre o Millennium Estoril Open e tanto o Management quanto o Board do ATP Tour”, comenta João Zilhão, diretor do torneio português. O Millennium Estoril Open é um dos mais populares eventos entre os jogadores e o próprio Casper Ruud, considerado um líder de opinião, comentou no seu discurso de vitória em 2023 que iria votar no nosso torneio como melhor torneio ATP 250 do ano. A reformulação do calendário e o consequente aumento de semanas nos torneios Masters 1000 tem um impacto inevitável no número de semanas disponíveis no calendário do ATP Tour em 2025 — mas, no caso do Millennium Estoril Open, prosseguem as diligências para se encontrar a melhor solução e continuarmos a organizar no futuro o maior evento tenístico nacional”.

A extinção do anterior evento do ATP Tour disputado em Portugal entre 1990 e 2014 levou um conjunto de promotores a se associarem para formarem a 3LOVE e encontrarem uma solução de última hora para manter Portugal no calendário do ATP Tour. Em 5 de fevereiro de 2015 — com pouco mais de 11 semanas até o começo do evento — foi feito o anúncio oficial de que haveria em Portugal um novo torneio, com uma nova organização e num novo cenário: o Clube de Tênis do Estoril, que sofreu enormes remodelações em tempo recorde para estar pronto para o início da primeira edição do Millennium Estoril Open, em 25 de abril desse ano. A nona edição começa já no próximo dia 30 de março, sob o lema ‘A Terra do Espetáculo’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com