Sinner trabalha com um psicólogo esportivo e explica como melhorou mentalmente

Sinner trabalha com um psicólogo esportivo e explica como melhorou mentalmente

Por Nuno Chaves - novembro 17, 2023
epa10979671 Jannik Sinner of Italy reacts during the Green Group match against Holger Rune of Denmark at the Nitto ATP Finals tennis tournament in Turin, Italy, 16 November 2023. EPA/ALESSANDRO DI MARCO

Jannik Sinner, número 4 mundial, confirmou a fase de grupos perfeita com a vitória frente a Holger Rune nesta quinta-feira (16), algo que beneficiou Novak Djokovic, que segue para as semis do ATP Finals. O italiano ainda passou por um pequeno susto durante o segundo set, quando sentiu uma dor nas costas. No entanto, o próprio admitiu que foi apenas uma dor momentânea.

PEQUENO SUSTO NO FINAL DO SEGUNDO SET

Senti uma dor no segundo set, mas depois desapareceu. Realmente está tudo bem no meu corpo, nunca pensei em desistir nem nada do estilo.

IMPORTÂNCIA DE VENCER

Para mim era muito importante vencer este jogo, porque precisava de confirmar tudo o que tinha feito bem contra o Djokovic. Nunca tinha vencido o Holger e tinha claro que ia ser uma grande batalha. É fantástico ter vencido, é um grande jogador e serve de forma incrível. Esta é uma vitória importante para mim e sei que tenho uma grande oportunidade de fazer algo importante no sábado. É um privilégio estar nas semifinais deste torneio, ainda mais sendo na Itália. Gosto de ter certa pressão, estou desfrutando e só espero continuar com este nível de tênis.

Leia também:

Sinner continua voando contra tenistas do top 10 e atinge marca redonda
[VÍDEO] Entrevista mais curta da carreira? Irritado, Djokovic deixa quadra em… 20 segundos
Aposta do dia: Alexander Zverev vs Andrey Rublev pelo ATP Finals

MELHORIA MENTAL: IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO DESPORTIVO

É muito diferente ter um coach ou um psicólogo esportivo, porque nesses casos você mantém uma conversa com essa pessoa e tenta encontrar soluções. O que faço é diferente porque nos dedicamos a resolver exercícios em um computador e calculamos o rendimento do meu cérebro na hora de encontrar soluções aos problemas que encontro em exercícios específicos. A repetição faz com que os processos sejam automatizados e o meu cérebro seja mais eficiente e funcione melhor com pressão e em situações limite. Me ajuda muito porque faz com que tenha que entender porque acontecem as coisas e posso analisar o detalhe. Estamos trabalhando há uns anos com esta metodologia e sinto que está funcionando muito bem, melhorei muito neste aspecto mental.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.