This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Irmãos Rocha, Faria e Pereira se juntam a Araújo na segunda rodada em Vale do Lobo
Os irmãos Henrique Rocha e Francisco Rocha, Jaime Faria e Tiago Pereira entraram com o pé direito no Vale do Lobo Open I e juntaram-se a Pedro Araújo na segunda ronda do quadro principal de singulares deste ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, de 12 a 19 de novembro, na Vale do Lobo Tennis Academy.
De regresso ao circuito internacional quatro dias depois de ter vencido o Campeonato Nacional Absoluto, Henrique Rocha (277.º classificado no ranking ATP) confirmou as credenciais de quarto cabeça de série com um triunfo muito autoritário por 6-0 e 6-1 contra Rodrigo Fernandes (1400.º), três anos mais novo e campeão nacional de sub 18.
Resolvido em 63 minutos, o choque entre campeões nacionais desenrolou-se ao ritmo do mais velho, que dominou com o serviço e com a direita para assinar o 56.º triunfo da época no circuito internacional.
Em busca de um lugar no qualifying do Australian Open, e sem receio de o assumir, Henrique Rocha — o português com mais lugares ganhos no ranking ATP este ano (já são quase 600) — discutirá a presença nos quartos de final com Rayane Oumaouche (1414.º). O francês iniciou a participação no qualifying e prolongou a campanha com uma suada vitória por 2-6, 6-4 e 7-5 sobre o equatoriano Antonio Cayetano March (1204.º e vencedor do torneio wild card) ao cabo de 3h12.
Tal como Henrique Rocha, também o irmão mais velho, Francisco Rocha, celebrou no decorrer desta quarta-feira.
Depois de duas vitórias no qualifying, o ex-universitário (estudou na Middle Tennessee State University, nos EUA) voltou a triunfar em duas partidas. No entanto, para o fazer precisou de resistir a dois tie-breaks, até que superou o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (718.º) por 7-6(1) e 7-6(3).
Obrigado a manter a concentração durante 2h54, o portuense não foi particularmente eficaz na pancada de serviço (só colocou 50% das primeiras bolas), mas jogou com as condições de jogo — em particular o maior ressalto da bola — e com a variação dessa pancada para levar a melhor neste duelo ibérico, guardando o melhor para os dois “tira-teimas”.
Francisco Rocha discutirá a segunda ronda com outro jogador que vem da fase de qualificação: o italiano Pietro Pampanin (1152.º), responsável pelo afastamento do checo Marek Gengel (433.º), sétimo cabeça de série, com os parciais de 6-4 e 6-3.
Antes, Tiago Pereira já se tinha tornado no primeiro vencedor português desta jornada.
Último de quatro portugueses a obter entrada direta no quadro principal do nono torneio do ano a acontecer nesta região do país, o tenista algarvio de 19 anos liderava só precisou de 50 minutos para assinar a presença na segunda ronda, pois liderava por 6-1 e 2-1 quando o croata Luka Mikrut (494.º e oitavo cabeça de série) desistiu devido a uma entorse no pé esquerdo sofrida logo ao segundo jogo do encontro.
A jogar praticamente em casa, Tiago Pereira soube, pouco depois, que discutirá a próxima fase com Matej Vocel (810.º). O checo venceu por 6-4 e 6-3 e colocou um ponto final na campanha do jovem Tiago Boschmans, que procurava o primeiro ponto ATP da carreira — qualificou-se pela primeira vez para um quadro principal de singulares.
O último jogador “da casa” a seguir em frente foi Jaime Faria. A atuar pela primeira vez sob a condição de vice-campeão nacional absoluto, o lisboeta de 21 anos (número 412 ATP e sexto cabeça de série) superou o qualifier checo David Poljak (868.º) por 6-3 e 7-6(6).
Apesar de ter selado a vitória em duas partidas, Faria sentiu dificuldades na pancada de serviço (só colocou 49% das primeiras bolas) e não escondeu a falta de boas sensações durante o primeiro desafio da semana.
O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já venceu sob os holofotes da Vale do Lobo Tennis Academy e na análise ao encontro de estreia não escondeu a vontade de defrontar Kyle Edmund, que à mesma hora ainda atuava.
Pouco depois, o britânico de 28 anos (ex-número 14 mundial e atualmente na 527.ª posição) “fez-lhe a vontade” ao concretizar o triunfo sobre o espanhol Benjamin Winter Lopez (817.º) por 6-3, 3-6 e 6-3.
Na quinta-feira, Francisco Rocha será o primeiro português a ir a jogo, logo às 10h. Depois entrarão em ação Henrique Rocha e Tiago Pereira, com Jaime Faria e Pedro Araújo (este último frente ao segundo cabeça de série, Lucas Poullain) a discutirem os últimos encontros de singulares do dia.
A jornada ficará concluída com os quartos de final de pares e daí sairão dois semifinalistas portugueses, pois Henrique Rocha e Francisco Rocha terão pela frente Rodrigo Fernandes e João Dinis Silva.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal