Raducanu e as mudanças de treinador: "Não acompanharam o ritmo das minhas necessidades"

Raducanu e as mudanças de treinador: “Não acompanharam o ritmo das minhas necessidades”

Por Pedro Gonçalo Pinto - outubro 21, 2023

Emma Raducanu está fora de ação neste momento, se recuperando de várias intervenções cirúrgicas, e se prepara para um recomeço quase do zero. A britânica concedeu uma entrevista à BBC, na qual falou sobre uma série de assuntos, incluindo as frequentes mudanças de treinador.

SEM PRESSA PARA VOLTAR

Vou retornar com um ranking mais baixo, mas na verdade quero começar de novo, quase como se fosse do zero. Ainda tenho objetivos e coisas novas que quero alcançar, mas tenho mais uns 15 anos de carreira pela frente; não há pressa.

MUDANÇAS DE TREINADOR

Faço muitas perguntas aos meus treinadores. Acho que, em certas ocasiões, eles não conseguiram acompanhar o ritmo das perguntas que fiz, então talvez por isso tenha terminado. Desafio a forma de pensar deles, não sou alguém a quem possam dizer o que fazer e eu simplesmente faço. Preciso entender o porquê.

Leia também:

JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS SÃO UM OBJETIVO?

Os Jogos Olímpicos são algo muito importante no esporte. Acho que poderei participar de mais quatro se realmente quiser, então não sinto pressão imediata para eles. Só quero voltar à quadra. Adoro os Grand Slams, mas quero ter a experiência olímpica. Vamos ver como será, se eu me qualificar.

PREOCUPAÇÃO FORA DA QUADRA

Ainda estou tentando me orientar em certos cenários. Não se trata apenas de tênis e condicionamento físico, mas também dos aspectos comerciais, e isso é importante porque é preciso planejar a vida para o futuro, quando encerrar a carreira. Acredito que muitos atletas bem-sucedidos diriam: ‘Tomara que, quando eu era mais jovem, tivesse pensado um pouco no futuro’. Acho que adquiri muito conhecimento e aprendizado, então tenho curiosidade por tudo e por todos os campos em que posso entrar. Mas no final do dia, o tênis e o treinamento são a minha prioridade.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt