Xiyu Wang atropela Linette com direito a 'pneu' e vence primeiro título da carreira em Guangzhou

Xiyu Wang atropela Linette com direito a ‘pneu’ e vence primeiro título da carreira em Guangzhou

Por Bruno da Silva - setembro 23, 2023
xiyu wang guangzhou
Divulgação/WTA

Aos 22 anos, Xiyu Wang (88ª do mundo) conquistou neste sábado (23) seu primeiro título no circuito principal – e em casa. Na decisão do WTA 250 de Guangzhou, na China, a favorita da torcida atropelou a cabeça de chave 1 Magda Linette (27ª), vencendo com parciais de 6-0 e 6-2, em 1h19.

Wang só cedeu um break point na partida, enquanto Linette confirmou seu serviço em apenas uma oportunidade e enfrentou 13 bps. A chinesa foi muito agressiva na devolução, conquistando incríveis 61% dos pontos no primeiro saque da polonesa e 56% no segundo.

Em toda a campanha, Wang perdeu apenas um set e, assim, se tornou a quinta chinesa a faturar o torneio em Guangzhou e a terceira do país a vencer um torneio WTA em 2023 – as outras foram Lin Zhu e Qinwen Zheng.

Com o título, Wang, campeã do US Open júnior em 2018, garante retorno ao top 60 e fica perto de sua melhor marca no ranking na carreira, o 49º lugar. “Foi muito empolgante e um momento emocionante porque nesse torneio toda rival é muito forte. É difícil chegar ao último dia. Estou muito feliz de estar aqui”, confessou na entrevista pós-jogo.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.